[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Informar e orientar. É com esse pensamento que a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) vem desenvolvendo uma série de palestras no interior do Estado. O objetivo é levar informação ao produtor sobre a Instrução Normativa 51, do Ministério da Agricultura, e a cadeia produtiva do leite. Neste ano, as palestras já aconteceram nos municípios de Campo do Brito, Aquidabã e Carira.

Segundo a médica veterinária da Emdagro, Izildinha Dantas, a Instrução Normativa 51 determina os requisitos mínimos que devem ser observados para a produção, a identidade e a qualidade do leite. "Boas práticas agrícolas passam pela gestão ambiental da propriedade, manejo sanitário do rebanho, cuidados na produção de alimentos para os animais, cuidados na ordenha e pós ordenha, alem das instalações e controle de pragas. Todas essas exigências são necessárias para que o consumidor final adquira uma matéria prima de boa qualidade", informa a veterinária.

Foram discutidas, durante os encontros, as diretrizes da instrução normativa 51, criada para melhorar a qualidade do leite produzido no Brasil, estabelecendo critérios de higiene, manejo sanitário, armazenamento e transporte do leite. O cumprimento desta instrução, além de garantir a qualidade, pode agregar valor ao preço pago por litro do leite.

"Atualmente, muitas empresas já estão falando em pagar cinco centavos a mais por litro resfriado na propriedade em tanques individuais ou em tanques comunitários, muito utilizados nessa região", fala a veterinária.

A Emdagro está pronta para socializar as informações sobre o assunto, bem como prestar assistência técnica através da implantação de tanques e boas práticas de produção. "Qualquer produtor que queira obter informações sobre a Instrução Normativa 51, é só entrar em contato com a empresa que nós esclarecemos as dúvidas", acrescenta Izildinha.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.