[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

‘Protegendo as águas de Sergipe’. É com esse tema que a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) promove ao longo deste mês uma série de eventos alusivos ao Dia Mundial da Água para levar aos estudantes, professores e agricultores rurais de 22 municípios sergipanos informações importantes sobre a preservação dos rios, lagoas e represas de água potável.

Esta semana foram programadas palestras em dois municípios. A primeira aconteceu no último dia 17, em Cristinápolis, e a segunda será realizada às 9 horas desta sexta-feira, 20, no Clube Recreativo Antônio Carlos Franco, em Laranjeiras, com a participação da prefeita Ione Sobral.

Na seqüência acontecerão uma palestra com o tema ‘Água: Fonte de Vida’, proferida pelo Secretário de Agricultura do Município de Nossa Senhora do Socorro, Messias Vasconcelos, uma apresentação cultural com o grupo de dança ‘Terra e Água’, da Escola Estadual Caldas de Socorro, e a distribuição de 100 mudas frutíferas aos presentes.

Segundo o gestor do escritório local da Emdagro em Laranjeiras, Edson Cerqueira de Oliveira, a empresa precisa participar ativamente das discussões sobre a água. “Nós precisamos nos debruçar sobre o tema de forma pró-ativa, através de ações concretas”, diz Edson, acrescentando ser imprescindível priorizar nas atividades de rotina espaços para reflexão sobre a condição atual dos recursos hídricos nas comunidades.

Em Boquim, as palestras estão previstas para os dias 25 e 27, em Pedrinhas nos dias 24 e 26, no dia 20 em Riachão do Dantas, Umbaúba e Ribeirópolis, nos dias 20, 24 e 26 em Carira, e em Santa Luzia do Itanhy nos dias 20 e 24.

O Dia da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e foi criado pela Assembléia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de fevereiro de 1993. A razão pela qual a ONU criou o dia especial destinado a água foi justamente a maneira encontrada de promover na população mundial a reflexão sobre a imprtância de preservar este bem tão precioso.

A ONU estima que cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável, sendo que grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem, o que poderá levar à falta de água para o consumo da população mundial num curto espaço de tempo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.