[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Preocupado com a saúde e o bem estar do homem do campo, o Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri), por meio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), vem promovendo ações que visem orientar agricultores sobre o manuseio correto e seguro de agrotóxicos.

O setor de Defesa Vegetal da Emdagro, através do Escritório Local da empresa em Simão Dias, vai promover, nos dias 17 e 18, um evento sobre os cuidados com o uso dos agrotóxicos. Realizado em parceria com a Vigilância Sanitária e o Ibama, o evento vai coletar sangue de 40 produtores para a identificação de níveis de contaminação e realizar palestras sobre os Cuidados no uso dos agrotóxicos – a ser ministrada pela Coordenadora de Defesa Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade – e o Controle do Caramujo Gigante Africano, que será apresentada pela técnica do Ibama, Gláucia Maria Bispo.

Haverá também uma reunião entre representantes da Emdagro, Ibama e secretários municipais de Meio Ambiente, Saúde, Agricultura, Obras e Assistência Social para a elaboração da proposição de trabalho com foco no combate ao Caramujo Gigante Africano – uma praga que vem causando diversos prejuízos em culturas agrícolas e à saúde humana, como potencial transmissor de doenças parasitárias e ao meio ambiente.

No dia 18, será realizada palestra sobre os cuidados com o uso de agrotóxicos e recolhimento das embalagens vazias, apresentação de trabalhos relacionados ao tema e premiação dos melhores trabalhos farão a tarde de 500 estudantes secundaristas e professores da pública de ensino de Simão Dias.

 “Esses eventos vêm acontecendo de forma sistemática, através de orientações e palestras técnicas por profissionais qualificados, com o objetivo de aprofundar a discussão quanto a identificação e avaliação do risco de exposição ao agrotóxico. A destinação dada às embalagens vazias de agrotóxicos também está sendo discutida”, disse a Coordenadora de Defesa Vegetal da Emdagro, Maria Aparecida Andrade.

Segundo ela, as ações já vêm sendo realizadas nos perímetros irrigados Califórnia (em Canindé do São Francisco), Piauí (Lagarto) e Ribeira (Itabaiana), inclusive com coleta de sangue de trabalhadores rurais, apresentação de palestras técnicas e campanhas de recolhimento de embalagens vazias que são jogadas no meio ambiente, como aconteceu em Poço Verde.

Carira

Já no período de 16 a 19, no município de Carira, a Emdagro local vai desenvolver, em parceria com a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, a Semana de Recolhimento de Embalagens Vazias. Pela programação, além da palestra do técnico do INSS sobre Legislação Previdenciária e sobre os Cuidados no Uso de Agrotóxico e Devolução de Embalagens, serão distribuídas Big Bags (grandes sacolas para recolhimento de embalagens) aos representantes de comunidades rurais no intuito de recolherem as embalagens que foram jogadas no meio ambiente.

Essas embalagens serão transportadas pelos caminhões da Central até a sede da empresa, onde lá passarão por um processo de reciclagem e transformados em conduítes, garrafas para óleo diesel, cordas, dentre outros materiais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.