[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Transmitir orientações pertinentes ao processo de chamada pública para a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar destinados a alimentação escolar e ao Programa de Aquisição de Alimento (PAA), esse foi o foco da palestra ministrada por técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) do município de Estância, no último domingo, 6, no povoado Mato Grosso, que contou com a participação 95 agricultores familiares de sete comunidades rurais da região e dos secretários de Agricultura e da Indústria e Comércio.
 
A palestra foi motivada pela Associação do povoado Mato Grosso, que, após o lançamento do edital referente à chamada pública nº 01/2011, por parte da Prefeitura de Estância para compor o cardápio das escolas públicas municipais, recorreram à equipe da Emdagro para buscar mais informações sobre o processo. “Nós, enquanto associação, temos condições de participarmos das chamadas por possuirmos a Declaração de Aptidão do Produtor (DAP Jurídica). Por isso, fomos pedir ajuda a Emdagro para que oriente sobre o processo”, comenta o presidente da Associação, Reginaldo Firmino.
 
O engenheiro agrônomo e chefe do Escritório Local da Emdagro de Estância, Eduardo Andrade, ministrou palestra reforçando o papel do Governo do Estado, por meio da Emdagro sobre os dois programas. “Relatamos a importância dos agricultores participarem da Rede de Comercialização da Emdagro porque ela garante a aquisição de produtos para merenda escolar a um preço justo, como também, direciona o Grupo Formal, no caso a associação, a profissionalizar seus agricultores de forma a produzirem com qualidade e garantirem periodicidade para com a entrega”, diz.
 
“Fizemos, ainda, correlação entre as fabriquetas existentes no município e a agregação de valor que elas podem gerar, como uma de doce, um laticínio e uma “despolpadeira” que servirão para produzir subprodutos, como iogurte, polpa de fruta, doces, bolos, entre outros produtos, para serem inseridos no cardápio escolar”, informa Eduardo.
 
O Edital
 
Pelo edital lançado no mês de janeiro de 2001, a Prefeitura de Estância pretende compor o cardápio da alimentação das escolas municipais os produtos oriundos da agricultura familiar como: laranja, limão, maracujá, mamão, melancia, macaxeira, batata doce, milho verde e iogurte. O valor total da chamada é de R$ 137.784,10.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.