[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Produzir material propagativo de mandioca das variedades e levar os materiais mais produtivos e adaptados as diferentes regiões do Estado aos agricultores familiares é o objetivo do Projeto de Pesquisa e Inovação Tecnológica que vem sendo desenvolvido pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), desde 2010 na área do seu Centro de Desenvolvimento Tecnológico, localizado no município de Itabaiana.

O projeto, financiado com recursos próprios da Emdagro e do Banco do Nordeste é coordenado pela pesquisadora da Emdagro, Neuza Stahlschmidt Lima e conta com participação de diversos técnicos da Empresa, e a parceria da Embrapa Tabuleiros Costeiros. O projeto teve início em 2009 e tem data prevista para finalização em 2013.

Segundo a pesquisadora da Emdagro estão sendo avaliadas o desempenho agronômico de nove variedades de macaxeira, cultivadas em sistema orgânico. “Estima-se que em 2013 agricultores familiares de todas as regiões do Estado começarão a ter acesso a esses  materiais para que os mesmos iniciem seus plantios comerciais produzindo também material propagativo, para repasse a outros agricultores”, disse Neuza.

 A pesquisadora enfatizou que esses materiais estão sendo multiplicados também nas estações experimentais Antônio Martins, no município de Lagarto, e na Estação experimental de Boquim desde o inicio deste ano. “A Emdagro viabiliza anualmente a implantação de bancos comunitários de multiplicação de manivas-sementes de mandiocas e macaxeiras em todas as regiões do estado de Sergipe como forma de incentivar e acelerar o processo de multiplicação de variedades mais produtivas e mais tolerantes à podridão radicular, buscando sempre contribuir com melhoria de condições de vida dos agricultores familiares”, destacou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.