Emdagro investe na Agricultura Orgânica
Empenhada em agilizar o processo de transição de uma agricultura convencional para uma agricultura agroecológica, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) tem investido fortemente na agricultura orgânica.
Além da assistência técnica, intercâmbios e capacitação em agricultura orgânica, a Emdagro tem contribuído com os agricultores familiares , doando insumos para esse início de trabalho. Nesse sentido, doou em 2010, 58 kg de semente de hortaliças que possibilitaram o plantio de 889 hortas domésticas, 13 escolares e 16 comunitárias. Em 2011, até o momento, foram distribuídos 88 kg de semente.
“Com esses agricultores já produzindo, a Emdagro trabalhou com eles a necessidade de se organizarem, no sentido de reivindicarem do Ministério da Agricultura uma declaração como produtores orgânicos e, com isso, além de comercializarem nos mercados institucionais (PNAE e PAA), vender diretamente ao consumidor em feiras livres. Foram criadas, então, as Organizações de Controle Social – OCS’s do Leste Sergipano, do Alto Sertão, Sul Sergipano, Agreste Sergipano”, informou o articulador da Rede de Produtos Diferenciados da Emdagro, Wagner Brito.
As OCS’s, com apoio da Emdagro, têm buscado espaços para comercialização. Como resultado foram criadas feiras por território. Para isso, a Emdagro, através de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), adquiriu 80 barracas de feiras, que estão sendo entregues em forma de comodato às OCS’s. Os agricultores têm participado também, todos os meses, da feira da agricultura familiar com espaço para produtos orgânicos realizada pela Secretaria de Inclusão Social (Seides), em Aracaju.
Considerando o clima do Estado, quando o verão inviabiliza ou prejudica a produção de hortaliças, a Emdagro adquiriu 100 kits de Irrigação e está doando, também em forma de comodato, aos agricultores membros das OCS’s, que tenham potencial hídrico na propriedade.
Segundo o presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza, como uma Empresa de Desenvolvimento Agropecuário, a instituição tem ido além da porteira.
“Tem divulgado e contribuído para a operacionalização das políticas públicas existentes e construído parcerias que têm possibilitado a inserção da agricultura familiar no mercado. Além disso, estamos ouvindo as exigências da sociedade e apoiando estratégias de desenvolvimento sustentável. Atualmente, são 68 agricultores cadastrados no Mapa como agricultores orgânicos, mas até o final do ano, com certeza esse número irá dobrar, isso porque é grande o número de agricultores que está mudando a sua forma de produzir, na busca de um mercado diferenciado e de mais saúde e qualidade de vida para produtores e consumidores”, afirmou Jefferson Feitosa.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Emdagro investe na Agricultura Orgânica – Fotos: Ascom/Emdagro