[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o avanço de novas tecnologias para o aumento de produtividade no campo, normalmente baseada no uso intensivo de agrotóxicos para o controle de pragas, doenças e ervas daninhas, o produtor rural fica exposto a vários riscos originado pelo uso abusivo do veneno. Por conta disso, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) irá promover, a partir da próxima quinta-feira, 22, uma série de palestras com o objetivo de conscientizar produtores rurais e estudantes em todo o Estado sobre dos impactos causados pelo uso inadequado de agrotóxicos na saúde humana e o meio ambiente.
 
As palestras, que fazem parte de um trabalho de educação sanitária desenvolvido pela Emdagro, são importantes formas de conscientizar produtor rural sobre as exigências legais para o uso de agrotóxicos, assim como alertar para que seu manuseio não se torne um dos maiores problemas de saúde pública no meio rural, principalmente na agricultura familiar, em que adultos e jovens se ajudam mutuamente no trabalho, fazendo com que toda a família esteja exposta aos riscos de contaminação.
 
“Esse problema é ainda mais preocupante, uma vez que pouco se sabe da ação de uma exposição continuada a compostos sobre o corpo humano ainda em desenvolvimento, e que várias substâncias utilizadas como agrotóxicos são suspeitas de apresentarem atividades carcinogênica ou hormonal.”, alerta a Coordenadora de Defesa Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade.
 
Segundo Aparecida, as palestras serão inicialmente realizadas nos municípios de Arauá, no povoado Sucupira, dia 21; Boquim, povoado Nova Descoberta, no dia 22 e na Escola Estadual Cleonice Fonseca, no dia 27 de agosto. Em Indiaroba, na Colônia Retiro, no dia 18 de setembro; na Colônia Sergipe no dia 25 de setembro e na Sede Municipal, no dia 10 de outubro. Em Tomar do Gerú, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Albano Franco, no dia 29 de agosto; Salgado no Assentamento São José das Quebradas, dia 20 de agosto. Na cidade de Cristinápolis, na Escola Agrotécnica, dia 20 de setembro e em Estância, na Escola Municipal da Colônia Entre Rios, no dia 28 de agosto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.