[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Criado pelo Governo do Estado em 2009 para suprir a falta de emprego e renda dos catadores de laranja e cana-de-açúcar nos meses de entressafra, o programa Mão Amiga investiu, até setembro ano de 2011, mais de R$ 14 milhões. E para dar continuidade ao programa, que é coordenado pela secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) deu início ao cadastramento desses trabalhadores nos 14 municípios da região citrícola de Sergipe.
 
O cadastro teve início no dia 06 de agosto e acontece em parceria com o sindicato dos trabalhadores rurais e a prefeitura de cada município. O cadastramento está sendo feito nos escritórios da Emdagro até o dia 06 de setembro. Com a listagem, estima-se que 5 mil catadores de laranja sejam beneficiados com o programa os quais passarão a ter acesso a uma bolsa mensal de R$ 190 enquanto durar a entressafra. Os recursos disponibilizados são oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).
 
Segundo o coordenador de Agricultura Familiar da Emdagro, Delmo Naziazeno, diferentemente de anos anteriores, o cadastramento está se dando na sede dos escritórios locais em virtude do período eleitoral. “Nós participamos de diversas reuniões na Seides, juntamente com outros envolvidos no Mão Amiga, e chegamos à conclusão de que, para garantir uma maior transparência na execução do programa nesse período eleitoral, os locais onde deveriam ser centralizados os cadastros dos beneficiários seria justamente na sede dos escritórios locais da Emdagro em cada município beneficiado”.
 
Cadastramento
 
O catador que desejar se cadastrar no Programa Mão Amiga do Governo do Estado deverá se encaminhar aos escritórios da Emdagro do seu município munidos dos seguintes documentos: carteira de Identidade (original mais duas cópias); CPF (original mais duas cópias); Relatório Analítico (emitido pela Secretaria Municipal de Assistência Social) em duas vias; e Extrato do Bolsa Família – para aqueles que são beneficiado – (emitido pela Secretaria Municipal de Assistência Social) em duas vias.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.