[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Discutir a operacionalização da aquisição pelo GBarbosa de néctar de laranja e laranja in natura – das cooperativas da agricultura familiar sergipana – foi o objetivo do encontro que aconteceu nesta quarta-feira, 6, na Loja Matriz da rede de supermercados, em Aracaju.

Participaram da reunião os representantes do GBarbosa, Marcio Santana Silva e Wagner Menezes; o assessor da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Jodemir Freitas; o presidente da Cooperativa de Produção, Comercialização e Prestação de Serviços dos Agricultores Familiares de Indiaroba e Região (Cooperafir), Adinaldo do Nascimento; o Presidente da Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Território Sul de Sergipe (Coopatsul), Gerson Costa; o secretário de Agricultura de Boquim,  Jadson Costa Santos; e a fornecedora de laranja para o G. Barbosa, dona Genilda,

Segundo  Jodemir Freitas,  essa negociação está sendo viabilizada através do Programa de Aquisição de Alimentos  (PAA) do Governo Federal – Formação de Estoques pela Agricultura Familiar. “Essa modalidade propicia instrumentos de apoio à comercialização de seus produtos alimentícios. Operada por meio de organizações da agricultura familiar, disponibiliza recursos para que a organização adquira a produção de agricultores familiares e forme estoque de produtos para posterior comercialização”, disse o assessor.

Jodemir informou ainda que serão disponibilizados pelo PAA do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)  o valor de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), com um limite de R$ 3.000,00 (três mil reais) por família. Para esse programa, os  500 agricultores beneficiados deverão ser assistidos pela Emdagro, Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) ou Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), nos municípios de Arauá, Boquim, Cristinápolis, Indiaroba, Pedrinhas, Riachão do Dantas, Santa Luzia do Itanhy,Salgado e Umbaúba.

O próximo passo para operacionalização do Programa será o cadastramento por parte das cooperativas, dos produtos de acordo com o formulário a ser fornecido pelo G. Barbosa e definição dos preços para compra. O assessor da Emdagro enfatizou a importância do PAA em Sergipe, estado que tem sido referência na execução do Programa, promovendo importantes avanços na história da agricultura familiar sergipana, oportunizando a ampliação de mercados, melhores preços, a organização dos agricultores e garantindo segurança alimentar e nutricional.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.