[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Capacitar técnicos do governo e parceiros em compra e venda de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar. Esse foi o objetivo do Encontro Nacional promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF), que aconteceu na última semana no auditório da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília. Na ocasião, Geraldo Sobrinho, articulador da Rede Estadual de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar da Emdagro (Reacaf), apresentou o balanço dos resultados obtidos quando da articulação da rede com o mercado da alimentação escolar.

Segundo ele, até o fim da semana passada foram realizadas chamadas públicas da merenda escolar em 10 municípios sergipanos, além de mais uma promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). “Os municípios de Ribeirópolis, Itabaiana, Umbaúba, Areia Branca, Moita Bonita, Aparecida, Tobias Barreto, Campo do Brito, São Cristóvão e Poço Redondo já procederam com suas chamadas públicas, além do próprio Estado através da Secretaria de Educação. Em todas essas chamadas a Emdagro esteve presente articulando estratégias junto às cooperativas e associações de agricultores familiares”, comentou Geraldo Sobrinho.

Ainda segundo Sobrinho, o valor dos projetos de venda nesses 10 municípios mais o Estado através da Seed somou R$ 1.166.835,57. “Isso beneficia, ao todo, 203 produtores rurais organizados em cooperativas ou associações de grupos formais ou informais”, calculou o articulador.

Durante o encontro foi realizada ainda uma oficina da rede de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar (Reacaf), onde se buscou informar sobre as atividades da Rede em 2009 e discutir as ações para o ano de 2010. A ocasião contou com a participação de representantes da extensão rural dos estados e os articuladores da Reacaf.

A programação integrou ainda um Curso de Formação para Compra e Venda de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar, onde participaram os representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Incra, Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além de representantes de todas as coordenadorias do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.