Emdagro e Senai tratam sobre industrialização de produtos da agricultura familiar
Objetivando buscar parcerias que auxiliem na industrialização de alimentos da agricultura familiar, sobretudo de origem animal, de forma a garantir uma maior competitividade por parte de produtores rurais no mercado sergipano, esse foi o foco da palestra sobre Práticas Integrantes do Programa Alimentos Seguro, promovida pela Emdagro, na manhã desta segunda-feira, 11, direcionado as áreas técnicas, inspeção e chefes de Escritórios Regionais da Empresa.
A palestra foi ministrada pela Consultora da Área de Segurança Alimentar do Senai, Valmira Bastos, que fez uma apresentação sobre os serviços e produtos que o Senai oferece voltados para a segurança alimentar visando que as empresa, sejam elas micro, pequena, média ou grande, comece a fabricar ou a produzir alimentos que garantam não só a nutrição mais a saúde e a segurança do consumidor.
“Nós falamos sobre a implantação das boas práticas, que são processos voltados para a questão de higiene; sobre a questão de manutenção e calibração; de controle de pragas; de controle de sementes e matéria-prima de produto acabado; do sistema de Preventivo de Controle Crítico encima da produção de alimentos; da adequação de rótulos e embalagens, sobre layout, dentre muitos outros serviços que o Senai oferece”, disse a Consultora.
Para ela o mercado hoje está muito competitivo. “O mercado exige hoje, não importando se ele é um micro ou um grande produtor, que ele tenha os mesmos parâmetros na área de segurança de alimentos. O pequeno, às vezes, fica fora do mercado porque não atende esses padrões industriais, mais ele pode se enquadrar e se tornar competitivo e ganhar mercado, basta procurarem se adequar a todos esses parâmetros”, diz Valmira.
Segundo a Diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Salete Dezem, parcerias como essas vão permitir que haja um maior conhecimento sobre as exigências do mercado. “Vimos no Senai e Sebrae parceiros importantes que vão nos auxiliar no acompanhamento da produção alimentícia, principalmente os de origem animal e vegetal, de forma a dar a eles maior qualidade e competitividade no mercado desses produtos que passam pelo Serviço de Inspeção Estadual. É importante reconhecer que essas parcerias nos vão possibilitar uma visão maior sobre o mercado e suas exigências”, comentou a diretora.
Além de técnicos e chefes de escritórios regionais, estiveram presentes o Presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza, o Supervisor da Área de Serviços e o Engenheiro Ambiental do Senai, Antônio Rocha e Rafael Figueiredo, respectivamente.
- Emdagro e Senai tratam sobre industrialização de produtos da agricultura familiar – Fotos: Ascom/Emdagro