Emdagro e OCS promovem mais uma feira de produtos orgânicos
Agricultores orgânicos assistidos pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro) promoveram, no município de Itabaiana, mais uma feira de produtos orgânicos. O objetivo foi, além de ofertar alimentos agrícolas de qualidade, oportunizar aos agricultores que optaram em trabalhar de forma agroecológica o acesso ao mercado consumidor sem a interferência de terceiros.
A feira, que acontece toda semana, contou com a participação de 15 agricultores orgânicos dos municípios de Itabaiana, Areia Branca, Malhador e Moita Bonita. Eles fazem parte da Organização de Controle Social (OSC) do território do Agreste Central, que recebem ajuda sistemática da Emdagro, e foram beneficiados com quinze bancas adquiridas com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para apoiar iniciativas de mercado diferenciado com a comercialização de produtos orgânicos.
“A caminhada é longa e espinhosa, mas a crença e a alegria de saber que esse grupo está abraçando com toda força mais um espaço para comercializar, é bastante gratificante, principalmente para nós que fazemos assistência técnica que percebemos a importância de caminhar junto com as famílias”, enfatiza o Presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho.
Foram colocados em comercialização couve, coentro, cebolinha, cebola branca miúda, cenoura, tomate, maxixe, macaxeira, banana, maracujá, alface e rabanete. Todos esses alimentos vem tendo boa aceitação por parte dos consumidores que buscam alimentos de qualidade para garantir saúde e qualidade de vida para si e para suas famílias.
Proprietária de um restaurante em Itabaiana, Ana Gardênia Muller, vê a feira com bons olhos. “Cheguei motivada por saber que iria encontrar um alimento sadio. Gostaria de comprar só orgânico para o meu restaurante, mas ainda não reuni condições para isso, mas pelo menos para minha família, tenho feito esforço”.
“Soube da feira pela propaganda na cidade e, por isso, me acordei cedinho para pegar tudo fresquinho. É importante que a feira seja fortalecida para que não faltem produtos e as famílias de Itabaiana possam respirar um pouco melhor consumindo alimentos sem veneno”, comentou a Advogada Ana Cecília Fontes.
Na visão do feirante Rivanildes Tavares Santos, do Povoado Ribeira em Itabaiana, apesar de serem pequenas as feiras representam muito, sobretudo no quesito independência. “Com essas feiras vou deixando aos poucos de trabalhar para os outros, pois trabalho lavando batata em uma propriedade na Mangueira ganhando 20,00, isso trabalhando até tarde da noite. Além do mais, chego a lavar até 150 sacos de 50 kg em uma moto táxi que pago R$ 6,00 por corrida. Então, essas feiras são a realização de um sonho. É a minha independência”.
Outra agricultora familiar que também comercializa nas feiras orgânicas, Élida Rosa Vieira, do Município de Areia Branca e presidente da OCS do Agreste Central, “a feira em Itabaiana é mais uma forma de ampliar minha renda, de trocar conhecimentos com os feirantes e consumidores. Para se ter uma ideia, ganhei R$ 300,00 na primeira feira que fui, lá na Secretaria de Inclusão, chorei muito de emoção quando fui contando aquelas notas”, comemora a agricultora.
Fazendo uma avaliação, o presidente da Associação de Produtores Orgânicos do Agreste Sergipano (Aspoagre), Manoel Messias, disse estar surpreso com a receptividade: “Apesar de ser o primeiro dia da feira, fiquei surpreso com a quantidade de consumidores e lembro que na primeira feira da Aspoagre não houve tanto movimento assim. Acredito que a tendência da feira é crescer sempre mais”.
Além da população do Município de Itabaiana que prestigiou a feira, estiveram presentes o prefeito de Itabaiana Luciano Bispo e o secretario de agricultura do município, Waltenis Braga, o assessor da presidência da Emdagro, Jodemir Freitas, o Diretor de Ater Bernado Lima, o coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural Delmo Naziazeno, o articulador da rede de produtos e mercados diferenciados, Wagner Brito, a articuladora da rede de metodologias participativas de Ater, Abeaci dos Santos, a assessora de segurança alimentar e nutricional, Angélica Freitas e o chefe da Unidade Regional da Emdagro em Lagarto, Walter Pinheiro.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Emdagro e OCS promovem mais uma feira de produtos orgânicos – Fotos: Ascom/Emdagro