Emdagro discute políticas públicas com agricultores de Itabi
A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) realizou nesta quinta-feira, 21, no Centro das Mães, localizado no município de Itabi, mais um Seminário sobre Políticas Públicas para levar aos agricultores rurais, representantes de entidades de classes, vereadores e secretários de agricultura da região do médio sertão informações sobre a Instrução Normativa 51 e a Medida Provisória nº 455/2009.
As palestras ficaram a cargo dos técnicos da Emdagro Aurélio Belém, médico veterinário que falou sobre a IN 51, e; Geraldo Sobrinho, Coordenador da Rede Temática de Comercialização, o qual tratou da Medida Provisória 455.
Segundo o Palestrante Aurélio Belém, a Instrução Normatiza 51 prevê que todos os produtos da cadeia do leite devem atender aos princípios de qualidade, que são a ordenha higiênica, o transporte com qualidade e a entrega do leite no máximo em até 2 horas sendo este refrigerado em tanques de resfriamento.
Geraldo Sobrinho, que também proferiu palestra nesta quinta, destacou que a Medida Provisória 455 veio fortalecer ainda mais o agricultor rural ao garantir que, dos recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), 30% sejam destinados para a aquisição de produtos advindos da agricultura familiar, os quais deverão ser utilizados na merenda escolar.
Dentre os encaminhamentos sugeridos aos participantes do seminário estão a criação de grupos de trabalho para que eles tomem conhecimento do total dos recursos do FNDE/Agricultura Familiar e os 30% para a merenda escolar, bem como promover o mapeamento dos núcleos de produção, o levantamento do número de produtores a serem beneficiados, o cardápio, a higiene e a inspeção dos produtos da agricultura familiar, além da viabilização de entidades representativas com Declaração de Aptidão do Produtor (DAP Jurídica).
“Os encaminhamentos que sugerimos aos participantes do seminário de hoje é o mesmo que sugerimos aos produtores rurais da região do Baixo São Francisco, ocorrido no dia 20, em Japoatã”, informou Geraldo Sobrinho.
Na opinião do agricultor rural do município de Nossa Senhora de Lourdes, Florisvaldo Costa, o seminário levou informações importantes. “Tem informações que eu, com meus 40 anos como agricultor, não conhecia”, disse, acrescentando é preciso utilizar o conhecimento adquirido para transformar a realidade.
Estiveram presentes no seminário o diretor de Ações Fundiárias da Emdagro, Bernardo Lima, o representante do setor de Planejamento, Eduardo Barreto, e o chefe do Escritório Regional, Ari Osvaldo Bomfim.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]