Emdagro apresenta boas práticas de produção para casa de farinha
A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) promoveu no último dia 18, em Salgado, uma reunião entre representantes da Divisão de Vigilância Sanitária Municipal e a Associação do Povoado Quebrada 3. Na pauta o apoio da empresa no processo a implantação de “Boas Práticas de Produção” na casa de farinha, localizado naquele Povoado.
A iniciativa da Emdagro em contribuir com a reestruturação da casa de farinha se deu em virtude da iminência de interdição, por parte da Vigilância Municipal de Saúde. O órgão vinha recebendo constantemente reclamações por parte de vizinhos por conta do mau cheiro que a casa de farinha exalava, causando problemas de saúde para aquela população. Por conta disso, “a Emdagro através do seu escritório de Salgado, resolveu apoiar a Associação daquele Povoado para resolver essa questão e tentar evitar a interdição daquele estabelecimento, que é de grande importância social para aquela comunidade”, frisou a articuladora da Rede de Agroindústria da Emdagro, Izildinha Dantas.
Izildinha disse que na reunião foram mostradas alternativas de captação e uso da manipueira na alimentação animal, na adubação e controle de pragas das culturas, práticas que evitam a poluição ambiental e o transtorno à população. “Nós fizemos a apresentação da ferramenta de controle de qualidade ‘Boas Práticas de Produção’ (BPF), a qual visa dar segurança aos alimentos consumidos, preservando para tanto a sustentabilidade ambiental e a saúde do trabalhador”, complementou Izildinha, acrescentando que o referido instrumento, se bem aplicado, resolveria a questão levantada pela população.
Segundo o chefe do escritório local da Emdagro em Salgado, Walbério Polillo, algumas etapas foram programadas com vistas resolver em definitivo o problema da casa de farinha. “Iremos planejar a realização de um curso de ‘Implantação Orientação de BPF’ junto à comunidade, bem como começar a programar a implantação de unidades demonstrativas com tecnologias para o uso de manipueira tanto para animais como para as lavouras do agricultor familiar e assim nós iremos evitar problemas com a casa de farinha”, destacou.
Presente na reunião, representantes da Divisão de Vigilância Sanitária Municipal afirmaram que farão o acompanhamento das etapas apresentadas pelo técnico da Emdagro.
- Emdagro apresenta boas práticas de produção para casa de farinha – Fotos: Ascom/Emdagro