Emdagro apreende seis mil galinhas clandestinas
A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), através da equipe de Fiscalização Agropecuária Estadual, apreendeu, na madrugada desta terça-feira, 8, no município de Propriá, dois caminhões carregados com 6.000 galinhas de descartes que seguiam com destino a Igaraçu, Estado de Pernambuco.
A carga, oriunda da região de Patrocínio, em Minas Gerais, foi interceptada pela fiscalização agropecuária da Emdagro quando tentava cruzar para o estado vizinho de Alagoas sem o Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que garante o transporte de animais vivos pelas rodovias brasileiras, e por se tratarem de aves de descartes, aquelas cuja capacidade reprodutora estão comprometida por se tratarem de aves envelhecidas.
Segundo a diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Salete Dezen, os riscos que as aves de descartes provocam são inúmeros. “Fizemos a apreensão de toda a carga por se tratar de uma mercadoria extremamente perigosa para a sociedade e para outros animais. Além da falta do GTA, que é um documento importantíssimo, essas galinhas são de descarte, ou seja, são galinhas que não mais produzem, são galinhas velhas e com doenças do tipo New Castle, Doença Respiratória Crônica (DRC) e Salmonela, sendo que esta última representa um extremo perigo aos seres humanos”, enfatiza a diretora.
Salete diz ainda que todo o procedimento administrativo fora tomado no sentido de resguardar a sanidade animal do estado. “A fiscalização agropecuária do Estado trabalha incansavelmente para proteger Sergipe da entrada de animais clandestinos que possam vir a causar danos à sanidade animal do estado. Por isso, após a apreensão, as aves foram destruídas, e os motoristas dos dois caminhões autuados e multados”, afirma ela.
“Nós mantivemos contato com a defesa agropecuária do Estado de Minas Gerais, para que ela, através de uma investigação, identifique o proprietário das duas cargas, e assim, a gente possa também autuá-lo e multá-lo”, diz Salete.
A diretora alerta ainda que “as ações de fiscalização estão sendo realizadas também em todas as férias livres do estado, onde tem sido feita apreensão e destruição de aves que não tenham o Guia de Trânsito Animal que indique a sua procedência”, conclui.
- Emdagro apreende seis mil galinhas clandestinas – Fotos: Ascom/Emdagro