Embarcação para patrulhamento fluvial é doada para a SSP
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) ganhou um forte aliado na prevenção e repressão a crimes ambientais em Sergipe. Foi assinado na marina do Parque dos Cajueiros um convênio com o Ministério Público Estadual (MP) para doação de uma lancha que auxiliará o trabalho do Pelotão Ambiental na fiscalização das bacias hidrográficas de Sergipe. A embarcação será utilizada na nova unidade de patrulhamento fluvial, prevista no plano de investimentos para a Segurança Pública, que será inaugurada até o fim do ano no Terminal Hidroviário de Aracaju. A lancha foi entregue nesta quarta-feira, 5.
O termo de entrega da embarcação é originário de um ajustamento de conduta feito entre o MP e uma empresa sergipana responsável por um crime ambiental que atingiu o rio Poxim no ano passado. A empresa comprometeu-se a doar uma lancha e um motor a uma instituição de proteção ao meio ambiente indicada pelo MP. "Levando-se em consideração a parceria entre o Ministério Público e a Polícia Militar, estamos destinando a embarcação à instrumentalização do Pelotão Ambiental nas suas atividades de defesa do meio ambiente", explicou o promotor de justiça Sandro Costa.
A lancha, do modelo Malibu, tem 16 pés de comprimento, motor de 60 HP e um suporte para seis tripulantes. Ela será utilizada em operações para evitar a degradação da mata ciliar do Estado e na fiscalização das bacias, além de dar suporte no combate a outros tipos de crimes como: tráfico de drogas, furtos, roubos e fuga de criminosos.
"Inicialmente estamos elaborando um planejamento, onde estão sendo consideradas as demandas das bacias que banham Sergipe. A partir desta quinta-feira, vamos começar a fazer o levantamento de alguns pontos dos rios e afluentes que banham Aracaju. A idéia é utilizar a lancha todos os dias em operações específicas", disse o comandante do Pelotão, capitão PM Mateus Soares.
Parceria
Durante a entrega da embarcação foi definido que será realizado um curso de operador e condutor de embarcações destinado aos militares do Pelotão Ambiental. Atualmente, a unidade da PM possui apenas seis militares credenciados para a função. "A habilitação para conduzir embarcações através do curso é fundamental para que não ocorram acidentes de navegação. Estamos acertando com o secretário de Segurança Pública, Kércio Pinto, a realização de um curso destinado aos membros da Polícia Militar, para que eles possam desenvolver suas funções, conduzindo embarcações com segurança", afirmou o capitão-de-fragata Vanley Monteiro.
O curso terá duração de 15 dias e será ministrado pela Marinha do Brasil. As instruções abrangerão conhecimentos a respeito da operacionalidade de embarcações, utilização de equipamentos de segurança, navegação, regras de fiscalização náutica, procedimentos em casos de avarias e legislação náutica.
Também estiveram no evento de assinatura do convênio de cessão da lancha a procuradora-geral do Ministério Público, Cristina Mendonça, os promotores Elias Pinho e Deijaniro Jonas, além do coronel Antônio dos Santos, do Comando do Policiamento Militar da Capital.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Embarcação para patrulhamento fluvial é doada para a SSP – Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP