Em Sergipe, Encontro Nacional de Presidentes de Juntas Comerciais tem saldo positivo
Na última semana, de 3 a 6 de abril, presidentes, secretários gerais, procuradores e técnicos de Tecnologia da Informação (TI) de Juntas Comerciais de todo o País estiveram reunidos em Aracaju para participar do 1º Encontro Nacional de Presidentes de Juntas (Enaj) de 2013 para discutir o tema “Unificando Práticas e Gerando Melhorias a Favor do Registro Mercantil”.
O evento promovido pela Associação Nacional dos Presidentes de Juntas (Anprej) acontece trimestralmente a cada ano e é cenário para discussões importantes a respeito do registro empresarial. “É um momento de discutir os problemas ligados ao registro mercantil a fim de chegarmos a soluções práticas e que melhorarão o ritmo de trabalho nas Juntas Comerciais”, esclarece Vinicius Mazza, presidente da Anprej e da Junta Comercial de Sergipe (Jucese).
De acordo com Vinícius, o objetivo do Encontro foi exatamente identificar as boas práticas de cada órgão e torná-las padrão. “A unificação pode trazer um novo panorama para o registro empresarial, já que cada Junta Comercial adotaria projetos que já deram certo em uma delas”, analisa. Uma das novidades do evento em Sergipe foi a apresentação de algumas personalidades ligadas a esse mercado, como Antônio Gustavo Rodrigues, presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), e Bruno Quick, gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae.
Para o vice-governador Jackson Barreto, foi uma honra receber os presidentes das Juntas Comerciais de todo o País. “Esperamos que as discussões aqui produzidas fortaleçam o trabalho das Juntas Comerciais no que se refere à desburocratização do ambiente de negócios e qualificação dos processos das empresas, viabilizando cada vez mais a formalização de novas empresas que geram novos empregos formais, crescimento da economia e a garantia de uma melhor renda para as famílias dos trabalhadores brasileiros”, destaca Jackson Barreto.
João Elias Cardoso, diretor do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC), que é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), confirmou a importância do Encontro para o desenvolvimento do ambiente de negócios. “Precisamos sempre debater as melhorias para os processos de registro mercantil, pois disso depende o empreendedorismo no Brasil”, argumenta João Elias, que também anunciou a cessão de um espaço anexo à sede do DNRC, em Brasília, onde será montada a sede da Anprej.
Durante o evento, também foi lançada a página da Associação na internet. O site será alimentado com matérias e também com informações importantes para quem deseja abrir um negócio ou mesmo para os trâmites rotineiros de quem já possui uma empresa. Além disso, complementando a implantação de tecnologias cada vez mais eficientes, a Anprej fez o lançamento de um aplicativo para aparelhos móveis com sistema IOS, disponibilizado para iPhones e iPads.
Além disso, a Anprej celebrou um Termo de Cooperação com a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Pericias, Informações e Pesquisas (Fenacon), por intermédio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
O convênio se dá em virtude da necessidade de melhoria dos processos registrados em protocolo em todas as Juntas Comerciais, de forma a diminuir o número de exigências e, consequentemente, dar celeridade aos seus andamentos. Dessa forma, o Acordo de Cooperação tem por objeto a realização de treinamentos dos usuários dos serviços das Juntas Comerciais, em especial os contabilistas e empresários contábeis, nos principais itens responsáveis pela paralisação dos processos.
- Em Sergipe
- Encontro Nacional de Presidentes de Juntas Comerciais tem saldo positivo – Foto: Ascom/Jucese