Em parceria com o Estado, MPE lança Programa de Apoio ao Estudo no dia 28
Diretores de escolas estaduais de comunidades periféricas de Aracaju e de Diretorias Regionais de Educação participaram nesta quinta-feira, 24, de uma reunião com a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, para esclarecer os objetivos do Programa de Apoio ao Estudo (PAE), que será lançado na próxima segunda-feira, 28, pelo Ministério Público Estadual (MPE).
O PAE é de iniciativa do MPE, em parceria com a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), e será lançado às 10h, no auditório do MPE.
O programa tem o objetivo de estimular os alunos da rede pública de ensino a aprimorar seus conhecimentos acadêmicos, tendo em vista que poderão ser selecionados para o exercício de atividade de estágio ou profissional junto a entidades públicas e privadas.
“Esse é um encontro informal para estreitarmos laços com os diretores de escolas públicas situadas em comunidades periféricas da capital. Os diretores serão fundamentais no processo de seleção dos alunos. Acredito que não temos como fazer inclusão social sem olhar para educação e, por isso, é preciso que a gente se volte a abrir canais de comunicação para jovens que moram nas periferias e que precisam de uma oportunidade na vida”, explicou a secretária Eliane Aquino.
A Seides tem o papel de intermediar o contato com o setor público e privado para conseguir as vagas de emprego e qualificação profissional para os jovens. Nesse sentido, a secretária Eliane Aquino informou ainda que o projeto também será apoiado pelo Sistema ‘S’ e por empresários do Estado. “Tivemos a informação que o Sistema ‘S’ destina vagas de qualificação profissional para jovens de baixa renda. Esse projeto encaminhará adolescentes para integrar esses cursos”.
A responsável pela Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Nádia Cardoso, explicou que a Seed ficará responsável em informar a todas as escolas da rede pública de ensino que se enquadrem no programa. “Também devemos orientar os diretores e professores a cerca da importância de suas participações para o êxito do PAE”.
O presidente da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE), Robson Pereira, representou os empresários sergipanos na reunião. “Os jovens, principalmente de baixa renda, precisam de oportunidade para receber qualificação profissional, estudo de qualidade e trabalho decente. Dessa forma, se sentem valorizados. Digo isso por ter sido um adolescente de origem humilde e que também precisou de oportunidades na vida”.
O representante da Unesco, Adauto Soares, prestigiou a reunião a convite da secretária Eliane Aquino. “Trabalho na área de comunicação da Unesco e reconheço a importância de realizar projetos voltados para jovens que merecem e precisam oportunidade no mercado de trabalho”.
Metodologia
O PAE será dividido nas modalidades estágio e emprego. No segmento de estagiários serão selecionados, anualmente, 60% dos melhores alunos com média igual ou superior a 7,0 e 40% dos alunos com baixa renda familiar. A Seed, através da Diretoria de Educação de Aracaju, realizará o processo de seleção.
Na modalidade emprego também serão selecionados anualmente os alunos da rede pública estadual de ensino médio. Cada escola, através do seu corpo docente, fará a seleção de candidatos nos termos de edital publicado no site da Seed.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Em parceria com o Estado
- MPE lança Programa de Apoio ao Estudo no dia 28 – Fotos: Edinah Mary/Seides