[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado da Cultura de Sergipe e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Cultura, Eloísa Galdino, participou de ato promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura. O objetivo é sensibilizar o Poder Legislativo em torno da necessidade de votação dos projetos ligados à área. A mobilização aconteceu nessa quarta-feira, 17, em Brasília.

Entre as reivindicações da classe cultural estão a aprovação do projeto que cria o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura) e a proposta de isenção fiscal para o mercado da música, que ficou conhecida como ‘PEC da Música’. Após ouvir o discurso de alguns integrantes da Frente, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, prometeu votar ainda nesse ano o Vale-Cultura, que prevê benefício mensal de R$ 50 para que trabalhadores de baixa renda invistam em produtos culturais.

Após a manifestação no Congresso Nacional, alguns integrantes da comitiva, incluindo a secretária Eloísa Galdino, estiveram reunidos em audiência com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Foi solicitado à ministra que o Governo Federal evitasse cortes nos recursos para a área da cultura.

Na avaliação de Eloísa, o ato foi produtivo e demonstrou união de diversos setores da cultura em torno da mesma bandeira. “Foi bonito ver artistas, pesquisadores, gestores e deputados mobilizados para que a área da cultura continue avançando. Acredito que conseguimos sensibilizar o Poder Legislativo para a nossa causa, tanto que o presidente da Câmara dos Deputados se comprometeu a votar ainda nesse ano um dos projetos considerados prioritários, que é o Vale-Cultura. E essa preocupação de deputados e senadores com a pauta da Cultura é emblemática”, considera a secretária.

O evento contou com a presença de artistas como Frejat, Sandra de Sá, Fernanda Abreu, Antônio Grassi e outros, além dos deputados federais Jandira Feghalli (PC do B-RJ), coordenadora da Frente Parlamentar, Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Fátima Bezerra (PT).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.