Em 3 anos, farmácias populares já ofertaram mais de 660 mil medicamentos
Desde que foram implantadas em Sergipe, as três unidades das Farmácias Populares do Brasil (FPB) localizadas nos municípios de Nossa Senhora da Glória, Estância e Propriá têm apresentado um gradual crescimento, afirmando a importância do seu papel para a população sergipana.
Em 2010, ano que passou a funcionar, as unidades dispensaram 23.933 medicamentos com até 90% de desconto. Em 2011, esse número saltou para 56.888. Com a inclusão do Programa “Saúde Não Tem Preço”, as mesmas unidades passaram a dispensar, gratuitamente, medicamentos para hipertensão e diabetes, o que ampliou para 155.010 o número de produtos distribuídos. Em 2012, os medicamentos para asma foram incluídos no programa. Nesse mesmo ano, o crescimento foi ainda maior. Dos 267.840 medicamentos dispensados, 34.229 foram a preço de custo e 102.088 foram subsidiados pelo Governo Federal. Em 2013, 216.404 medicamentos foram dispensados até o mês de outubro.
“Atualmente, as unidades possuem 112 opções de medicamentos disponíveis. Dentre a oferta com baixo custo, o Omeprazol, prescrito para gastrite, é o mais vendido. Entre os gratuitos, a Metformina, remédio utilizado por quem tem diabetes, é o mais procurado”, disse a coordenadora das Farmácias Populares, Cristiane Trindade.
Ampliação dos serviços
Em 2012, as equipes das Farmácias deram início ao processo de implantação de um novo serviço nas unidades: o de cuidados farmacêuticos. Através dele, a equipe garante aos usuários o acesso aos serviços de revisão da farmacoterapia, que avalia e orienta o usuário com o objetivo de promover o uso racional dos medicamentos; a atenção farmacêutica, que identifica os possíveis problemas relacionados aos medicamentos; e a aferição de parâmetros clínicos, como a aferição da pressão arterial, glicemia, índice de massa corpórea (IMC), circunferência abdominal, peso e altura. A implantação desse serviço possibilitou novas conquistas para os sergipanos e os profissionais que atuam nas farmácias.
“Esse é um serviço inovador no país. Conseguimos implantar na rede pública um serviço que é o sonho da maioria dos profissionais farmacêuticos. Ao longo desse processo, qualificamos ainda mais a nossa equipe e fomos reconhecidos nacionalmente pela iniciativa”, reforçou Cristiane Trindade.
O Programa
Sergipe possui nove unidades de Farmácias Populares. Dentre elas, três são administradas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde e da Fundação Estadual de Saúde (Funesa). Uma nova Farmácia Popular está em fase de conclusão na cidade de Tobias Barreto.
A iniciativa foi criada em 2004 e integra o programa do Ministério da Saúde ‘Farmácia Popular do Brasil’, que visa ampliar o acesso da população a medicamentos básicos a preço de custo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Em 3 anos