[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

 

Entusiasmo é o termo que define a formatura de 987 alunos que concluíram o projeto “Conectando com a Vida”, do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), na noite desta segunda-feira, 23. Através de cursos, palestras, atividades socioeducativas, artes, o ILBJ oferece capacitação e desenvolve a autoestima de jovens da rede pública de ensino, entre 15 e 25 anos. A primeira-dama do Estado e secretária de Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, acompanhou a solenidade, representando o governador Marcelo Déda.

“O Instituto Luciano Barreto Júnior orgulha os sergipanos pela seriedade como desenvolve o trabalho, com a qualificação profissional que oferece para esses jovens e principalmente por não olhar para esses jovens com uma visão assistencialista, e sim, com uma visão de desenvolvimento, preparando esses alunos para o mercado de trabalho. É uma instituição compromissada com as futuras gerações e com o estado de Sergipe”, declarou Eliane Aquino.

Aprovado no curso de Administração em uma faculdade particular da capital, o auxiliar de obras da construtora Celi, José Carlos dos Santos personaliza a inclusão social por meio da educação: ele ingressou na empresa como servente, passou pelo setor de almoxarifado e hoje atua como ‘meio oficial de pedreiro’. No Instituto Luciano Barreto Júnior, José atravessou todos os cursos oferecidos, concluiu o projeto ‘Conectando com a Vida’ e iniciará, este semestre, as aulas de Administração.“Terminei o ensino médio e parei. Quando soube dos cursos ofertados pelo Instituto, não pensei duas vezes. Foi a oportunidade que faltava para eu melhorar, crescer profissionalmente e pessoalmente. Graças ao Instituto, ganhei uma bolsa na Fase e vou realizar o sonho de cursar a universidade”, disse.

O professor de inglês Ruam Marcell Ferreira Costa, tem uma trajetória semelhante à de José Carlos. Em 2008, Ruam ingressou no ILBJ como aluno e atualmente trabalha na Instituição. “Sempre gostei muito de inglês e através do curso no Instituto, descobri minha vocação para lecionar. Hoje, curso Letras-Inglês e sou professor do Instituto e do projeto EnterJovem. É gratificante perceber que sirvo como exemplo para meus alunos. Através de minha história, eles enxergam que estão tendo uma oportunidade decisiva, que podem melhorar profissionalmente”, relatou.

Entre os familiares dos formandos, o sentimento também era de conquista. Mãe de Taíse, 17 anos, Luzineide Santos não escondia a satisfação. “Hoje é um dia de muito orgulho porque minha filha conseguiu terminar o curso com êxito. Tenho mais dois filhos e não teria condições de pagar um bom curso de inglês e de informática para ela. O ILBJ oferece aprendizado e oportunidade para os adolescentes, é um projeto muito importante, que transforma o dia a dia dos jovens e de suas famílias, porque ao acompanhar o desenvolvimento de minha filha, eu me sinto estimulada para voltar a estudar e investir na minha profissão, cabeleireira”, afirmou.

Desde sua fundação, em 2003, quase oito mil jovens da rede pública de ensino já passaram pelo Instituto Luciano Barreto Junior. Como o jovem Flávio Buhamad, 18 anos, que concluiu o curso avançado de informática e inglês e conquistou o primeiro emprego. “Além de melhorar minha timidez, o curso me abriu portas no mercado de trabalho. Hoje, trabalho em uma concessionária de veículos, sou adolescente aprendiz e sei que posso crescer dentro da empresa. Só depende do meu esforço”, afirmou.

Criada pelo empresário Luciano Barreto e sua esposa, Maria Celi, após o falecimento do filho Luciano Barreto Júnior, a Instituição visa capacitar os discentes através de cursos de informática, matemática, inglês, português, além de promover atividades socioculturais que despertam e estimulam a cidadania. “A mudança de atitude e de comportamento dos alunos é visível. Ao completarem o curso, os meninos têm outra perspectiva de vida. Eles saem pessoas melhores, mais confiantes. Nossos cursos também reforçam o trabalho da escola, além de auxiliarem na inserção do mercado de trabalho. Cada turma que conclui, é uma nova emoção”, disse a professora de inglês do Instituto, Nadja Soares.

Em seu discurso, a presidente do ILBJ, Maria Celi, enfatizou que a formatura representa simbolicamente o aniversário de Luciano Júnior – também comemorado no dia 23 de janeiro. “A alegria desses jovens é a minha alegria e a alegria de Júnior. É como se disséssemos a ele que ele continua aqui, lembrado por todos nós”, ressaltou.

Já o curador do Instituto, Luciano Barreto, enfatizou a importância social da entidade e anunciou a ampliação do número de vagas nos cursos – de 1050 para 1.600 – e a implantação de mais cinco projetos: Jovem Aprendiz ILBJ; à Caminho da Universidade; ILBJ Portas Abertas; Projeto Arte e Criação; Construindo Ambiências Sustentáveis. “O Instituto é um sonho de Luciano Júnior. Esse trabalho tem se tornado cada vez mais importante porque somente através da educação, do conhecimento podemos agregar valores à vida desses jovens. Conviver com a evolução desses meninos é a certeza que estamos realizando um bom trabalho”, disse.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, também destacou o compromisso social da Instituição.  “Esse é um dos momentos mais especiais para mim, onde todos transpiram solidariedade. Um ato de compromisso com a sociedade e de amor. De fato, a família de Luciano Barreto Júnior conseguiu transformar a dor da perda de um filho em um ato de solidariedade e de justiça social. Esperamos que esse exemplo seja seguido por outros empresários. Esse projeto possibilita que os jovens encontrem uma nova perspectiva, um novo caminho de vida”, disse.

Presenças

Prestigiaram a formatura de mais uma turma do ILBJ os secretários de Estado da Educação, Belivaldo Chagas e da Infraestrutura, Valmor Barbosa; o procurador-geral de Justiça, Orlando Rochadel; os deputados federais Valadares Filho e Rogério Carvalho; o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento; a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Isabel Nabuco; o empresário Albano Franco; o vereador Emanuel Nascimento, além das demais autoridades.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.