Eliane Aquino é eleita representante dos secretários de inclusão
* Matéria atualizada às 21h45 desta quarta-feira, 16.
A secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Eliane Aquino, foi eleita nesta quarta, 16, representante dos secretários estaduais junto à Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Instância de negociação e pactuação, a CIT articula as políticas federais, estaduais e municipais para a área social de modo a implantar e operacionalizar políticas públicas para a erradicação da miséria e da pobreza.
Em Brasília, onde participa do Fórum Nacional de Secretários (as) de Estado de Assistência Social (Fonseas), Aquino foi eleita por seus pares durante o encontro, que se encerra nesta quinta, 17. Já durante a manhã, quando os novos secretários foram apresentados à ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, ficou evidente a convergência entre o Fonseas e os representantes do ministério.
“Nosso alvo comum é identificar os invisíveis, aqueles que estão em maior vulnerabilidade, por meio da busca ativa, oferecendo, assim, políticas públicas de estado e promovendo a inclusão”, resumiu a secretária. Animada com a convergência entre a política nacional do governo Dilma Rousseff e a estadual, do governador Marcelo Déda, ela destacou que a busca ativa daqueles que estão fora do cadastro único precisa ser uma iniciativa conjunta entre governo estadual e governos municipais.
Fonseas
Também presente ao encontro, a secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva, apontou a importância do Fonseas para acelerar a implantação das políticas públicas de assistência social. “É uma peça extremamente importante, pois é a representação dos secretários estaduais na busca da unificação das diretrizes”, disse Silva. “Trata-se de um espaço político no sentido de fazer o bom uso da política para consolidar o sistema de assistência social”.
Em sua intervenção, conforme salientou Silva, a ministra “reafirmou a importância do cadastro único e da criação de espaços públicos onde a assistência social receberá o usuário”. Durante o Fonseas, a secretária Eliane Aquino está também assessorada por Ciro Brasil, diretor de Planejamento, e Vânia Junqueira, diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Eliane Aquino é eleita representante dos secretários de inclusão – A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
- Tereza Campello
- conversa com a secretária da Inclusão
- Eliane Aquino