[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O dia de ontem sinalizou a retomada da gestão democrática no âmbito das salas de aula das unidades da rede municipal de ensino. Com as eleições realizadas nas escolas,
a Prefeitura de Aracaju deu mais um significativo passo no caminho que conduz a uma gestão participativa. A apuração dos votos foi finalizada na noite de ontem e o prazo para entrega e divulgação do resultado do pleito é até às 17 horas de hoje, dia 11. Até às 10 horas desta manhã, cinco escolas já haviam divulgado seu resultado: Escola Municipal Hermes Fontes, Florentino Menezes, Diomedes Santos Silva, Centro Social Nossa Senhora Aparecida e Sérgio Francisco da Silva.

A Comissão de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed) avaliou o processo eleitoral como positivo. “Estamos muito felizes com o resultado, valeu todo o esforço. Essa eleição foi uma retomada da democracia nas escolas, pois envolveu não só a participação dos alunos, funcionários e professores, mas também dos pais dos estudantes menores de 14 anos”, disse o coordenador de Gestão Escolar e do processo eleitoral, Adelmo Menezes. Ele expressou ainda a satisfação experimentada em cada visita realizada às escolas durante o dia de ontem. “Fiquei emocionado de ver filas com pais e alunos para participar da votação. A eleição aproximou a família como um todo e envolveu a comunidade”, destacou.

Em cada unidade de ensino foi formada uma Comissão Eleitoral, composta por representantes de todas as categorias de votantes: alunos, pais, professores e funcionários. Eles eram responsáveis pela organização e fiscalização do pleito na unidade. “As Comissões Eleitorais estão de parabéns pelo compromisso e pela postura neutra e apartidária que assumiram. Houve um espírito de muita responsabilidade em todas as comissões e as pessoas envolvidas abraçaram realmente o trabalho”, comemorou Niraildes Machado, membro da Comissão Geral. “Vivemos um momento de democracia como um todo e isso é um marco na administração pública”, ressaltou.

Segundo Adelmo Menezes, os votos contabilizados ontem nas 57 unidades de ensino serão organizados em forma de mapa e ata de apuração. “Em algumas escolas a apuração terminou por volta da meia-noite. O mapa e a ata serão entregues à Comissão Geral pelo presidente ou representante do Conselho Escolar até às 17 horas”, disse. Ele ressaltou ainda que os coordenadores eleitos irão administrar a escola assessorados pelo Conselho Escolar. “Os futuros coordenadores não irão dirigir sozinhos a escola, mas com o apoio do Conselho Escolar da unidade, que é um órgão de caráter deliberativo e consultivo”, finalizou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.