Eleição para coordenadores consolida a Gestão Democrática nas escolas da rede municipal
De acordo com a secretária municipal de Educação, Rosangela Santana, esta realização é fruto de duas medidas decisivas tomadas pelo prefeito Marcelo Déda, ainda no ano passado, através da elaboração de leis municipais que previam a criação do Conselho Escolar, e outra instituindo a eleição direta para os coordenadores das escolas.
“Com isso, o prefeito cumpriu um compromisso com o magistério ao atender a uma pauta de reivindicações de longos anos, composta pela necessidade da implementação da gestão democrática. Este é um ponto fundamental, pois, em se tratando de políticas públicas como a educação, já que os principais interessados em definir metas e o próprio projeto pedagógico são os usuários”, explicou Rosangela Santana.
CONSELHO
O Conselho Escolar começou a ser implementado em maio deste ano a partir da eleição para os conselheiros que tomaram posse em junho. Desde então já vem atuando na definição das decisões das escolas em parceria com as respectivas comunidades. O conselho é composto por representantes dos alunos, pais, professores e funcionários. Já sob a coordenação do Conselho Escolar, foi elaborado todo o processo para a realização das eleições.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) também constituiu uma Comissão Eleitoral Geral composta por membros da própria secretaria e do Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), que serão responsáveis pela organização de todo o processo eleitoral.
Além da Comissão Geral, cada unidade de ensino também constituirá uma Comissão Eleitoral, cuja composição também contará com a participação de, no mínimo, um representante de cada segmento da comunidade escolar.
RESULTADOS
Segundo a secretária Rosangela Santana, a expectativa é de que a Gestão Democrática possa qualificar ainda mais as relações no ambiente escolar. “Outro ponto fundamental é a formação de um elo muito íntimo com a comunidade, vital para a melhoria do desempenho escolar e do processo de aprendizagem dos alunos. É a própria comunidade definindo que tipo de escola pública deseja”, resumiu.[/vc_column_text][/vc_column]
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