Egressos da Renascer estão prontos para o mercado de trabalho
Deixar o passado de conflito com Lei para trás e recomeçar em um novo caminho. Essa é a principal proposta do Programa de Egressos da Fundação Renascer – o Progressos -, que na manhã dessa sexta-feira 24, formou mais 18 jovens. A entrega dos certificados do curso de ‘Auxiliar Administrativo’ concluído no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) ocorreu no auditório da unidade de ensino da avenida Ivo do Prado e contou com a presença da Secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, da diretora presidente da Fundação Renascer, Antônia Menezes e do gerente regional do Senac, Paulo do Eirado.
Com essa etapa concluída e com o currículo de cada um enriquecido após a certificação, a Fundação, juntamente com a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) irá buscar parceiros no mercado de trabalho sergipano para tentar inserir os egressos. “Vamos tentar de todas as formas que eles sejam inseridos no mundo profissional, o que para nós é de grande importância. Uma vez que estejam trabalhando, eles não reincidirão na socioeducação e nós teremos concluído o nosso trabalho. Estamos muito felizes com mais essa turma formada”, informou a presidente Antônia Menezes.
E, para fortalecer ainda mais esta ação relata pela presidente, a secretária Eliane Aquino anunciou uma novidade. “Para cada jovem que ingressar no mercado, o Senac ofertará uma nova capacitação na área correspondente para que eles se especializem e se estabeleçam ainda mais profissionalmente”, informou em primeira mão. Em sua fala direcionada aos concludentes a secretária deixou clara a satisfação de presenciar mais esse momento.
“Vocês não têm idéia de como a gente fica feliz em chegar aqui hoje e escutar os depoimentos dos professores e dos parceiros dos órgãos onde vocês estagiaram. Nessa experiência deu para ver que vocês acreditaram em vocês mesmos, pois a gente não pode andar por vocês, podemos apenas ajudar para que vocês sigam no caminho correto. Essa é uma oportunidade gigantesca de agora realmente reconstruírem suas vidas, seu futuro”, disse a secretária.
Para o gerente regional do Senac, Paulo do Eirado, é com extrema satisfação que se conclui uma nova turma de jovens da Fundação Renascer. “Ao mesmo tempo a gente apela aos empresários que abram espaço para esses jovens, que contribuam para que eles saiam definitivamente deste ciclo de vulnerabilidade. Preparados eles fizeram toda a formação no Senac, estagiaram em empresas e repartições públicas e agora estão em outro nível de maturidade”, garantiu o gerente, acrescentando que essa parceria se manterá.
Gratidão
As palavras de agradecimento não foram apenas dos formandos, mas dos professores, das mães e dos instrutores do Senac. “O aprendizado foi grande tanto para mim, quanto para eles. Foi uma lição de vida para mim que ainda não tinha tido essa experiência com a socioeducação”, relatou a instrutora de aprendizagem de uma das duas turmas, Karen Prata.
A mãe de um dos formandos, Josefa Maria de Oliveira, deu uma declaração cheia de esperança. “Eu dei graças a Deus por essa oportunidade e agradeço de coração a todos, agora eu só quero que meu filho erga cabeça e ande para a frente, não olhe para trás”, disse emocionada. Para o formando Rafeal Ferreira, que completou 20 anos hoje, receber seu certificado foi um grande presente de aniversário. “Agora vou correr atrás de um trabalho e só tenho a dizer muito obrigado a todos pela oportunidade que abriram para a gente”.
A supervisora de prática profissional da Secretaria de Planejamento,Orçamento e Gestão (Seplag), Vilma Valois, foi considerada uma ‘mãezona’ pelos seus estagiários. “São pessoas especiais que tive a felicidade de conviver e de aprender. Nós da Seplag formamos uma grande torcida e desejamos muitas alegrias nessa nova etapa que se inicia para cada um”, relatou.
Diante dos 40 jovens das duas turmas que iniciaram o curso um ano atrás, o resultado pode parecer a primeira vista, insatisfatório. Mas, diante da complexidade da clientela, dos históricos de vida, da baixa escolarização, entre outros fatores que afastam esses jovens das escolhas corretas, a avaliação foi considerada positiva. “Se fizermos o comparativo com outras medidas obrigatórias, como o meio aberto, por exemplo, onde a evasão é muito grande, vamos perceber que foi bom sim, pois a participação não era obrigatória, então concluíram aqueles que realmente querem um futuro diferente”, destacou a coordenadora do Progressos, Sheila Lara.
A presidente da Fundação Renascer também agradeceu aos parceiros do Governo do Estado que abrem espaço para os estágios, ao Senac, com destaque para os instrutores de sala de aula e a coodenação e estagiários do Progressos. Em meio a tanta alegria, um momento de tristeza e emoção ocorreu durante a exibição de um vídeo de recordações das turmas, onde foi lembrado justamente um dos jovens que não conseguiu chegar ao final do curso. Ele teve sua vida ceifada, aos 16 anos, por escolher o caminho errado.
Presenças
Prestigiaram a formatura também a representante da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Sergipe (CIJ/TJ), Rafela Soares, representando a coordenadora Vânia Soares; a representante do Sergipe Previdência, Ana Paula Lima. E estiveram presentes a mesa a gerente do núcleo de Inclusão Social do Senac, Marta Luiza, a gerente do Núcleo Pedagógico, Cristina Feitosa, a coordenadora pedagógica, Lucivânia Gomes e formanda Brenda Luiza representado toda a turma.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Egressos da Renascer estão prontos para o mercado de trabalho –