Educar é vice da Taça Brasil e garante vaga na Divisão Especial do salonismo brasileiro
A equipe do Educar-Se, de Nossa Senhora da Glória é vice-campeã da 5ª edição da Taça Brasil Correios de Futebol de Salão e assim, conquistou uma vaga na Divisão Especial do salonismo brasileiro, para a próxima temporada.
Os sergipanos fizeram a grande final com a equipe do CEPE – Canoas-RS e perderam na disputa de penalidade máximas por 4 x 2, depois de empate em 2 x 2 no tempo normal. A competição foi encerrada na manhã do último domingo, 21, no ginásio Constancio Vieira.
A Taça Brasil Correios de Futebol de Salão sub-17 foi realizada em Aracaju, com total apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel). Dezoito equipes de oito estados participaram do campeonato que foi promovido pela Confederação Brasileira de Futsal, em parceria com a Empresa de Correios e Telégrafos.
Para o técnico campeão pelo CEPE – Canoas, Luiz Fenando Moretto, o estado de Sergipe está de parabéns, por ter um clube que chegou à final e que lutou bravamente como o Educar fez. Disse também que está satisfeito com a estrutura disponibilizada para os clubes e se diz satisfeito com o que lhe foi apresentado pelos sergipanos.
“Nós viemos aqui para buscar a classificação para a divisão especial. Conseguimos mais que isso, e estamos saindo com o título do campeonato. Tivemos muitos percalços, pois a chave em que estávamos era muito difícil e os times eram muito fortes. O Educar fez um ótimo jogo na final, se preparou bem, mas nós conseguimos o êxito e saímos vitoriosos. A estrutura que foi dada pelo estado de Sergipe é de primeiro nível. Está de parabéns o governo do estado em nos ceder um ginásio de primeiro mundo para esse grande torneio o qual vencemos. Está de parabéns o estado de Sergipe pelo clube e pela grande estrutura que dispôs para este belo campeonato”.
Para Paulo Mendonça, técnico da Equipe do Colégio Educar, ficou a natural chateação de ter perdido o título, contudo a conquista da vaga na divisão especial do futebol de salão para o ano que vem é importante para os jogadores e para o estado.
“O resultado é importante pra todo o futsal sergipano. O futsal sergipano está de parabéns por trazer junto com a secretaria de esportes, essas competições de nível nacional para nosso estado. O futsal de Sergipe está crescendo e ainda nos trará melhores resultados. Vamos trabalhar para fazer bonito na divisão especial”.
O secretário de Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel, entregou o troféu dos meninos do Educar e disse estar orgulhoso do resultado, mesmo que não tenha sido a vitória. Para ele, os garotos sergipanos colocaram o futebol de salão do estado no alto nível nacional. “Estou feliz com o resultado dos nossos heróis do Educar. Eles mostraram um grande trabalho chegando a essa final e ainda mostrarão mais na divisão especial no ano que vem”.
Pimentel destaca que esta é mais uma das competições de nível nacional que o Governo do Estado está trazendo, e que ainda virão mais competições. “As confederações tem procurado nosso estado, querendo trazer para Sergipe os eventos nacionais. Este é mais um dos vários eventos que já realizamos neste ano e ainda teremos mais eventos de grande porte nacional. O governador Marcelo Déda quer trazer o máximo de eventos esportivos para Sergipe, porque hoje é um que é reconhecidamente uma potência nos esportes”.
O jogo do título
Com calma, o CEPE chegou ao primeiro gol com Lucas, que finalizou com precisão para abrir o marcador na capital sergipana. Empurrado pela torcida, o Educar não demorou a chegar ao empate – gol de bico do capitão Fellipi. A virada veio antes do intervalo. Luruka, de cabeça, assinalou o segundo tento sergipano.
Restando seis minutos para o encerramento do tempo regulamentar, o CEPE, com Lucas na função de goleiro linha, chegou ao empate. Livre na ala esquerda, o artilheiro Luis Felipe chutou sem ângulo para anotar o segundo tento gaúcho, o 13º dele no campeonato.
Prorrogação e pênaltis – Sem se arriscarem muito, sergipanos e gaúchos, já desgastados também, chegaram pouco ao ataque no tempo extra. No segundo tempo do mesmo, o CEPE ainda carimbou a trave adversária e, Luruka, debaixo do gol, perdeu a chance de dar o título ao Educar – 2 a 2, placar final. Nas penalidades máximas, o CEPE levou a melhor venceu por 4 x 2 e levantou a taça de campeão. Enquanto Bruno e Luruka erraram para o Educar, o capitão Marquinhos converteu o último pênalti gaúcho e garantiu o título nacional.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Educar é vice da Taça Brasil e garante vaga na Divisão Especial do salonismo brasileiro – Fotos: Ascom/Seel