Educandos do Mídia Jovem de São Cristóvão visitam a Aperipê TV
Vivenciar na prática as atividades realizadas por um veículo de comunicação televisivo e aprender sobre a produção e realização de vídeo é algo muito interativo. Por isso, nada melhor do que conhecer de mais perto o que é passado na teoria, na sala de aula, para os educandos do Mídia Jovem da turma de São Cristóvão (projeto do Instituto Recriando, em parceria com o governo do Estado e a OI Futuro). Foi com esse intuito que a equipe do projeto visitou as instalações da Aperipê TV, nesta sexta-feira, 3.
Durante o passeio, os estudantes puderam conhecer a rotina dos profissionais que trabalham na Aperipê TV. Na oportunidade, foram abordados sobre o papel que cada um deles exerce e suas respectivas tarefas realizadas na frente e atrás das câmeras, como em uma reportagem, elaboração de pautas, as atividades do controle-mestre (que seleciona e comuta diversos canais de alimentação, conforme roteiro de programação e comercias preestabelecidos) , e muitas outras funções existentes nas instalações de uma emissora de televisão.
Essa foi a primeira vez que a educanda Paloma Santana visitou as instalações de uma emissora de televisão. “Essa é uma importante experiência, porque a gente pode ver de perto todo o processo operacional de uma televisão, desde a produção até a transmissão. Os equipamentos são bem diferentes, o que nos encantou ainda mais pela área”, afirmou Paloma, aproveitando a oportunidade para entrevistar a diretora da diretora da Aperipê TV, Celiene Lima, para o seu vídeo-documentário.
Para a pedagoga do projeto, Íris Gonçalves, a visita busca ampliar o conhecimento dos alunos em relação ao que eles veem na teoria. “Essa visita é fundamental para os alunos para que conheçam melhor os equipamentos dos estúdios, a prática da reportagem, o que acrescentará muito para a aprendizagem deles. Nas oficinas, eles lidam com instrumentos bem menores e os equipamentos aqui são para trabalhos grandes, uma experiência de bastante relevância para a vida deles”, afirma.
A visita desses jovens também é uma ótima oportunidade de troca de conhecimentos, como destaca a diretora da Aperipê TV, Celiene Lima. “A emissora e o Mídia Jovem já são parceiras há algum tempo. Essa visita foi importante tanto para eles quanto para nós. Aqui eles podem ver e conhecer o que deve ser empregado nas produções audiovisuais e o local mais apropriado para isso”, explica.
O diretor técnico operacional e diretor presidente interino da Aperipê, Jefferson Andrade, afirma a importância dessas visitas para o aprimoramento do aprendizado desses estudantes. “Como são alunos da área de áudio visual, essas ações são importantes, pois podem servir de inspiração para eles. Além disso, a área é carente e precisa de novos talentos. Quem sabe, em um futuro próximo, eles possam trabalhar na Aperipê TV”, ressalta.
Projeto
O projeto Mídia Jovem atende jovens com idade entre 15 e 24 anos, que estudaram ou estudam em escolas da rede pública de ensino. Atualmente, os alunos da turma de São Cristovão estão desenvolvendo três vídeos-documentários relacionados ao município: Vozes da Velha Capi, A História Folclórica de São Cristóvão e S.O.S. Escola.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]