Educadores farão atividades Edu-ambientais na Sede Administrativa da Apa Sul
A Área de Preservação Ambiental Litoral Sul de Sergipe (APA Sul), tornou-se um espaço bastante visado pelas escolas municipais de Estância. É que diretores dos estabelecimentos de ensino situados no entorno da área de preservação- localizada na Praia de Abais- diante do Plano Político Pedagógico anual das escolas, aliaram a aplicação das aulas teóricas sobre a natureza às práticas, utilizando a Apa Sul como base física para estudos e pesquisas inerentes as questões ambientais.
Nesta última quarta-feira, dia 19, professores, coordenadores e diretores das Escolas Emídio de Paula Almeida, Humberto Ferreira e a Pedro Soares, participaram de reunião para integração ao processo de ensino em campo. As três escolas serão as primeiras unidades a desenvolverem atividades extra-escolares na sede administrativa da Apa Sul.
Presente na reunião, a coordenadora das escolas situadas na praia do Abaís e adjacências, Vera Lúcia Santos, parabenizou aos estabelecimentos de ensino que se engajaram no processo de ensino na Área de Preservação. “O aluno em contato com a natureza tem maior interesse no assunto aplicado, além mesmo do melhor entendimento sobre a importância do ecossistema, local de residência de muitos alunos”, explica a professora.
Ao final da reunião, onde também estiveram presentes o coordenador da Apa Sul, Paulo César Umbelino, e a coordenadora adjunta da Apa, Tereza Kumer, ficou definida data em que a sede administrativa interagirá com o projeto educacional. A primeira escola a iniciar as atividades será a Escola Emídio de Paula, a qual agendou atividades para o dia 06 de agosto, deste ano.
Os técnicos e estagiários da Superintendência de Biodiversidade e Florestas (SBF/Semarh), farão atividades extras, de cunho socioambiental. Constará na programação, trilhas ecológicas em ecossistemas, atividades para reciclagem de papel e plásticos e ainda, formação de time de futebol ambiental denominado “Amigos da Apa Sul”, além de outras atividades lúdicas como aula de arte em areia de praia e em cartazes.
As atividades desenvolvidas pelos estudantes serão expostas no final do ano letivo nas respectivas escolas participantes.
Projetos
Alguns projetos redigidos pelos professores, como o de reciclagem consignada, tem expectativa de ser trabalhado junto aos moradores da região. É o que cogita a professora Leia Novais, da Escola Municipal Pedro Soares, situada no povoado Ribeirinhas.
“Vou tentar fazer com que as embalagens dos refrigerantes de garrafa Peti que são comprados em bares e mercados do povoado sejam devolvidas ao estabelecimento e que valor simbólico deixado pelo consumidor no ato da compra seja resgatado. Ele resgatará a sua moeda e ainda receberá pontos para obter desconto no próximo produto a ser adquirido, ou brindes”, contou entusiasmada a professora, autora do projeto em construção.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]