Educadores da Seed fazem excursão étnico-histórica à Ilha de São Pedro no dia do índio
Uma equipe composta por técnicos pedagógicos e professores que lecionam as disciplinas história, arte, cultura e sociedade e cultura sergipana partiram na manhã desta quinta-feira, 19, rumo a uma excursão étnico-histórica à Ilha de São Pedro, em Porto da Folha. Essa ação, promovida pela Diretoria Regional de Educação da Grande Aracaju (DRE 8), está inserida no projeto “A escola vai à aldeia” e faz parte das festividades pela passagem do dia do índio, comemorado nesta quinta-feira, 19 de abril.
Essa excursão já foi realizada no ano letivo de 2011 e tem por finalidade fornecer subsídios pedagógicos aos educadores, contribuindo para o processo de reflexão. A ação proporcionará ainda debates nas escolas da DRE – 8 sobre as questões que dizem respeito aos remanescentes da tribo dos índios Xokós em Sergipe.
“Essa excursão organizada pela Regional 8 é fundamental para garantir o conteúdo sobre as questões indígenas como um tema transversal na educação básica das escolas da rede estadual. Nossos alunos têm o direito de conhecer mais sobre a diversidade étnica dos índios brasileiros”, explicou a professora Joanelice Santana, coordenadora de diversidade cultural da DRE 8.
Durante a viagem, estimada em três horas, os professores receberão textos informativos sobre a importância do rio São Francisco para as comunidades ribeirinhas e os Xokós. Haverá também exibição dos vídeos “Os índios do Brasil”, “Os Xokós hoje” e “Como era gostoso o meu francês”.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Educadores da Seed fazem excursão étnicohistórica à Ilha de São Pedro no dia do índio – Fotos: Ascom/Seed