Educadores da rede municipal debatem sobre a literatura Infanto-Juvenil na Educação Especial
Na manhã de hoje, 13, os participantes debateram o assunto “Trabalhando a Literatura Infanto-Juvenil na Educação Especial”, abordando a inclusão da leitura em braile e a linguagem em libras nas escolas públicas.
As palestras foram proferidas pelas professoras Maria Helena Silva (Braile) e Loide de Araújo Guimarães (Libra), no auditório da própria biblioteca. Estão participando do ciclo de palestras, aproximadamente 20 professores e educadores da rede municipal de ensino.
Para a professora Loide Guimarães é de grande importância proferir palestras dessa natureza. “Precisamos alertar a sociedade e em especial os professores de que as crianças portadoras de deficiência auditivas que estudam em escolas onde a maioria são alunos ouvintes, necessitam de um aprendizado diferenciado onde eles possam aprender e entender de forma integral o que está sendo dado em sala de aula”, destacou a professora.
Ela disse ainda que a cada dia que passa mais professores se interessam em aprender a linguagem em libra, possibilitando atender as diferenças desses alunos especiais. “Me alegro muito em saber que cada vez mais professores procuram aprender e entender a linguagem para os alunos com deficiência auditiva, para que possam em sala de aula atender suas necessidades”, disse Loide.
Outro ponto que a professora enfatizou é a importância da inclusão. “É extremamente necessária a inclusão das crianças surdas com as ouvintes, pois essa aproximação gera troca de conhecimentos e habilidades, sem falar que prepara melhor os deficientes auditivos a viverem em uma sociedade onde a maioria é ouvinte”, finalizou.
As palestras das duas professoras destacaram praticamente a preocupação em alertar os demais professores e educadores para a criatividade em sala de aula. A idéia é possibilitar um acréscimo no aprendizado desses alunos que portam deficiência visual e auditiva, para que eles possam aprender tanto quanto os alunos que não portam deficiências.
Outras palestras
Dando prosseguimento ao ciclo de palestras, amanhã, 14, será debatido o tema: “O índio no livro didático”, com a professora Beatriz Góes Dantas, a partir das 9 horas, no auditório da Clodomir Silva.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Educadores da rede municipal debatem sobre a literatura InfantoJuvenil na Educação Especial – Foto: Márcio Garcez