Educação realiza reunião com gestores para elaboração do PAR
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na manhã desta segunda-feira, 24, uma reunião com gestores municipais para elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR) para o quadriênio 2011-2014. A Seed, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), é responsável pelo suporte técnico na elaboração dos planos junto aos municípios. A reunião ocorreu no auditório do Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh).
A professora Jucileide Aragão, coordenadora estadual do PAR municipal, iniciou os trabalhos fazendo um breve histórico do plano de ação. “Este encontro é importante para que o Plano de Ações Articuladas seja compreendido em sua totalidade. O PAR busca fazer uma transformação cultural no modo de gerir a educação. Por esta razão, a Seed disponibilizou o suporte logístico e dez consultores para coordenar e acompanhar o programa em todos os municípios”, explicou Jucileide.
Em seguida, o professor Marcelino de Oliveira Fontinele, representante da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC (Sase/MEC), falou sobre a importância da elaboração do PAR e da colaboração entre os entes federados. “O PAR é apoiado pelo Ministério da Educação e visa ao cumprimento das metas do compromisso e à observância de suas diretrizes. Vou fazer a apresentação do regime de colaboração para que a União, estados e municípios desenvolvam seus planos em proveito da melhoria da qualidade e elevação dos índices educacionais”, declarou Fontinele.
Após as explanações do representante do MEC, teve início um debate e foi feito o agendamento de visitas pela equipe de campo da Seed aos municípios inseridos no programa. “Já orientamos os gestores em relação ao diagnóstico da educação em cada município. Faremos agora uma visita aos municípios para orientar os gestores na elaboração de seus planos de ação”, disse Francisquinha Ramos, técnica da Seed.
Proveitoso
A prefeita de Cumbe, Terezinha Moura, esclareceu muitas dúvidas durante a reunião. “Foi muito proveitoso esse encontro, pois os recursos do PAR contribuem para que municípios de pequeno porte, como Cumbe, desenvolvam projetos que valorizam e melhoram a educação, o esporte e o lazer para os cidadãos”, disse a prefeita.
Essa também foi a opinião da professora Maísa Dantas, secretária de Educação de Nossa Senhora da Glória. “As ações articuladas do PAR são uma importante ferramenta para a elaboração de projetos e programas que beneficiam o ensino, promovendo avanços para a educação como um todo. Vale lembra que a educação é a base para o desenvolvimento pleno de uma nação”, disse a secretária.
PAR
Instituído pelo decreto 6.094, de 24 de abril de 2007, o PAR é um programa estratégico com o objetivo de fortalecer políticas para a melhoria da educação básica pública. Enquanto instrumento de planejamento estratégico, o PAR possibilita a conversão dos esforços e das ações do Ministério da Educação, das secretarias estaduais e municipais de educação num sistema nacional de educação em prol de uma educação cada vez melhor e de boa qualidade.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Educação realiza reunião com gestores para elaboração do PAR – Fotos: Juarez Silveira/Seed