[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), iniciou nesta segunda-feira, 9, no Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, a 1ª Jornada de Gestão Escolar. O evento conta com a participação de 29 técnicos dos comitês de análises e aprovação do PDE Escola da Seed e das diretorias regionais de educação, além de 43 técnicos dos comitês das secretarias municipais de educação de 18 municípios sergipanos. A jornada prossegue até o dia 13 de julho.

A coordenadora estadual do PDE Escola, Julita Batista da Cruz Lopes, explica que o MEC está trabalhando junto aos comitês para debater o planejamento, monitoramento, execução e a avaliação do Plano de Desenvolvimento da Educação para, a partir daí, os comitês trabalharem junto às escolas e desenvolver o ciclo de gestão. “Vamos trabalhar com 10 polos novos e envolver todos os técnicos. Hoje, que é o primeiro dia, estamos iniciando o planejamento 2012/2013, baseado no censo de 2011. As ações de sucesso do ano anterior poderão ser repetidas, e as ações que não alcançaram resultado esperado serão reavaliadas”, acentuou a coordenadora.

Julita ressalta que o grande diferencial deste ano é o fato de que todos estão trabalhando com base no PDE interativo e envolvendo 17 municípios que não participaram das oficinas no ano passado. “O PDE interativo é uma revolução no modo como planejamos nossas ações. É uma ferramenta que permite interagir reflexões e construir novas ações com todo suporte informatizado. Todas as escolas, tanto as estaduais quanto as municipais, serão envolvidas por meio dos participantes que serão responsáveis por disseminar o que for discutido nos encontros”, acrescentou a coordenadora.

A consultora do MEC, Solange David, afirma que o evento reforça o compromisso do PDE escola em dar início ao processo de gestão escolar. “Essa jornada que está sendo inaugurada em Sergipe é a primeira do Brasil a trabalhar com moldes no PDE interativo. Isso mostra o pioneirismo do estado e a responsabilidade em apresentar os resultados de forma mais rápida e eficiente”.

Patrícia Vieira, da Diretoria Regional de Educação 2, de Lagarto, já participa pela segunda vez do evento e garante que os resultados são notórios. “Sentimos a melhora nos trabalhos, mas principalmente em relação à prioridade de ações. A rotina de elaboração do PDE ajuda nas diversas etapas das ações”, destacou.

A jornada da gestão escolar

A jornada é um conjunto de oficinas de trabalho promovidas pelo MEC, destina a fortalecer institucionalmente as secretarias de educação e orientar técnicos estaduais e municipais em relação ao ciclo de gestão de projetos e programas.

O objetivo principal é fortalecer as equipes técnicas estaduais e municipais para lidar com os desafios da gestão escolar na rede de ensino. A Jornada acontece de forma presencial com aplicação de oficinas, contendo os seguintes temas: ciclo de gestão, monitoramento e avaliação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.