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A Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio do Departamento de Educação (DED), está realizando uma capacitação para 91 tutores que atuarão no Programa Pró-Letramento. O curso está ocorrendo no Centro de Qualificação Profissional (CQP), das 8h às 18h, e vai se encerrar no dia 31 de agosto, totalizando 40 horas de atividades.

O Pró-Letramento funciona na modalidade à distância. As atividades presenciais são orientadas por tutores que utilizam recursos didáticos impressos e vídeos. Todo material já foi encaminhado pelo Ministério da Educação (MEC) para as escolas situadas nos 27 municípios sergipanos inscritos no programa, além das unidades vinculadas à rede estadual.

Essa capacitação é uma parceria do MEC com as universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, com a adesão das Secretarias de Educação municipais e estaduais. O objetivo é oferecer um suporte à ação pedagógica dos professores que ensinam nas séries iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas, contribuindo para elevar a qualidade do ensino de Língua Portuguesa e Matemática.

Bolsa

Para a técnica em assuntos educacionais do MEC, Ana Cristina Souza, essa etapa da capacitação corresponde a Formação Inicial para todos os tutores que atuarão junto às salas de aula do Pró-Letramento. "Ao todo serão desenvolvidos oito módulos de atividades para que os tutores possam assimilar os procedimentos das áreas centrais do programa".

Na rede estadual estão sendo capacitados 23 tutores de Linguagem e 19 em Matemática. Na rede municipal são 18 tutores de Matemática e 31 de Linguagem. "O papel do MEC é fazer a coordenação geral e acompanhamento das atividades, verificar as fichas de inscrição, enviar material didático para os cursistas e garantir o pagamento de uma bolsa para os tutores no valor de R$ 600,00", informou a técnica do MEC.

Capacitação continuada

A coordenadora do Pró-Letramento em Sergipe, professora Ana Débora Lima de França, afirma que, no processo de formação continuada o professor é sujeito da ação. "São valorizados os conhecimentos teóricos e práticos e as experiências pessoais, possibilitando novos significados ao processo de escolarização", disse.

Para o professor Artur Gonçalves Machado Júnior, da Universidade Federal do Pará (PFPA) que está ministrando o curso na área de Matemática, a meta é trabalhar conhecimentos que vão além da área. "Também enfocamos as melhores estratégias para o desenvolvimento de uma boa aula e avaliação da disciplina de Matemática e do Português", acrescenta.

Na avaliação dos professores participantes, os resultados já podem ser sentidos. "Essa capacitação está ajudando a desenvolver conhecimentos para melhor compreensão dos processos de ensino e aprendizagem da matemática e da linguagem", comenta a professora de Matemática Maria José de Aragão, da Escola Estadual Leandro Gregório, em Nossa Senhora da Glória.

"O programa está contribuindo para que se desenvolva nas escolas uma cultura de capacitações continuadas", opina a professora de Português Cléia Campos da Silva, da Escola Municipal Antônio Loreiro Feitosa, em Porto da Folha.

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