Educação realiza capacitação do Programa Escola Aberta
O Departamento de Educação Física (DEF) da Secretaria de Estado da Educação (SEED) realizou nesta sexta-feira, 27, a I Capacitação do Programa Escola Aberta para os gestores da SEED que supervisionam o programa e para os gestores de 14 unidades escolares vinculados à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) e da Diretoria Regional de Educação (DRE 8). Neste sábado, 28, ocorrerão atividades das 8h às 12h.
O objetivo do Programa Escola Aberta é desenvolver a cultura da paz na escola trabalhando para diminuição dos índices de violência, conservação do patrimônio público e maior aproximação com a comunidade.
As palestrantes e consultoras do Programa Escola Aberta em Brasília, e Pernambuco, Ana Nery de Carvalho e Vanise Rezende, respectivamente, apresentaram considerações gerais sobre o desenvolvimento do programa desde a sua criação. A consultora Ana Nery enfatizou que o Programa Escola Aberta funciona com a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco), tendo se transformado em uma das políticas públicas do Governo Federal, em função da credibilidade dos princípios adotados na sua estratégia de desenvolvimento.
Para a coordenadora Interlocutora do Programa na SEED, Ana Lúcia Muffareg Silva, o Programa Escola Aberta é desenvolvido com os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), desenvolvendo procedimentos educacionais que enfocam temáticas como cidadania, cooperação, iniciação ao trabalho, violência, enquanto princípios norteadores da sua metodologia de ação.
A diretora do Colégio Estadual José Alves do Nascimento, Juciene Maria de Jesus, afirmou que implementar o Programa Escola Aberta será de grande importância, em função da necessidade que algumas comunidades carentes têm, em realizar práticas de lazer e cultura.
"A importância de realizar oficinas pedagógicas na escola nos finais de semana é a capacidade de retirar estudantes, pais e demais integrantes da comunidade dos riscos e perigos que das ruas demandam. Já fizemos uma enquete e o maior interesse deles está na área de informática, por conta do laboratório que possuímos na escola", disse Juciene.
Já Antônio Paulo de Souza, coordenador da Escola Geraldo Barreto Sobral, disse que com a implantação do Programa Escola Aberta, "problemas como evasão e fracasso escolar poderão ser sanados, retirando os alunos das ruas e inserindo-os em ações de cultura e lazer". O oficineiro de esporte Marcelo da Silva Santos, do Colégio Estadual Leandro Maciel, destacou que irá trabalhar com a perspectiva do esporte educacional realizando práticas de lazer e recreação, a partir dos elementos da cultura popular.
Programação do sábado
Neste sábado, 28, a programação do evento começará às 8h, com apresentação dos trabalhos da rede municipal de ensino, Relatos das Experiências dos Educadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Às 9h ocorrerá uma apresentação do Modelo de Gestão do Programa Escola Aberta, do Comitê Metropolitano e Oficinas Pedagógicas. Às 10h, haverá uma apresentação do PDDE, definição do Comitê Metropolitano, avaliação da formação e encerramento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]