Educação promove reunião para discutir ações de combate à dengue
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a Vigilância Epidemiológica do Estado, vai promover, a partir das 8h desta quarta-feira, 6, uma reunião com representantes das 99 escolas da rede pública estadual localizadas em Aracaju. A ação objetiva repassar aos educadores orientações e material educativo sobre a prevenção da dengue, já que nos meses de abril e maio existe maior risco epidêmico da doença. A reunião acontecerá no auditório da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), localizado na rua Laranjeiras, nº 2037.
Uma outra reunião para discutir o tema ocorrerá ainda no decorrer deste mês de abril. Desta vez será para mobilizar técnicos das diretorias regionais. A ideia, segundo o coordenador da Rede Qualivida da Seed, Sílvio Oliveira, é conscientizar esses técnicos de modo que eles se tornem multiplicadores de informações em todas as 396 escolas estaduais. “Eles deverão atuar em parceria com as secretarias municipais de saúde de suas localidades”, ressaltou Sílvio.
Desde 2008
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Saúde Qualivida, enfermeira Maria Aparecida de Oliveira, a Secretaria de Estado da Educação promove ações de combate à dengue desde 2008, ano considerado como de grande surto da dengue. Aparecida informou que “de lá pra cá muitas unidades escolares vêm trabalhando o tema com os alunos. Na Escola Estadual Olímpia Bittencourt, por exemplo, que fica situada no bairro Santos Dumont, um dia da semana é dedicado às discussões sobre métodos de prevenção à dengue”, informou.
Dentre as ações executadas pela Secretaria de Estado da Educação está o projeto Brigada Contra a Dengue, que consiste na dedetização com carro fumacê em toda a área do complexo administrativo e pedagógico da Secretaria; mutirões de limpeza nos prédios; atividades de combate à proliferação do mosquito em prédios da Seed que ficam situados fora do complexo; além de palestras, reuniões, horas de estudos envolvendo técnicos dos programas Prevenção e Promoção em Saúde nas Escolas. As ações são desenvolvidas sempre em parceria com a SES e a Secretaria da Saúde de Aracaju.
Comitê
A iniciativa da Seed atende ao que sugere o Comitê Intersetorial da Dengue. Formado por representantes de órgãos estaduais, esse comitê, criado por meio de decreto do Governo de Sergipe, é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), sob a articulação da Casa Civil.
“É através desse comitê que as ações são pensadas e desenvolvidas. Todo o material distribuído faz parte das iniciativas inseridas no eixo mobilização e comunicação do Plano Estadual de Contingência à Dengue”, esclareceu Sílvio Oliveira.
Incidência
De acordo com o boletim epidemiológico referente ao período de janeiro a 31 de março do corrente ano, divulgado durante a segunda reunião do Comitê Intersetorial, já foram registradas no Estado 956 notificações de dengue, com 92 casos confirmados. Destes, a maioria, ou seja, 82 casos foram de dengue clássica, quatro de dengue hemorrágica e seis de dengue com complicações.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Educação promove reunião para discutir ações de combate à dengue – Fotos: Ascom/SES