Educação participa do II Fórum do Coletivo Educador do Alto Sertão Sergipano
O II Fórum do Coletivo Educador do Alto Sertão Sergipano, na cidade de Canindé do São Francisco, termina nesta quinta-feira, 12. Realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, o objetivo do evento é executar um diagnóstico socioambiental que subsidie o Projeto Político Pedagógico do Coletivo Educador. O fórum teve início na última terça-feira, 10.
No primeiro dia do Fórum esteve na pauta da palestra do técnico da Semarh, Lício Valério Vieira, a política de desenvolvimento ambiental para a construção de um plano de educação ambiental para o estado, além da autorização de licença ambiental para os territórios sergipanos. “Estamos fortalecendo os Coletivos Educadores para a realização de intervenções ambientais e que se criem políticas afirmativas para a construção de um plano de educação ambiental”, ressaltou.
Para a técnica do Departamento de Educação, Jacqueline Vasconcelos, não seria possível construir um Projeto Político Pedagógico de fortalecimento do Coletivo Educador, se não fosse a participação dos professores e das coordenações ambientais das Diretorias Regionais de Educação.
“Fortalecendo os principais autores do meio ambiente que fazem parte do Coletivo Educador está também fortalecendo as comunidades territoriais. E isso possibilita mais conhecimento histórico da localidade, preservação dos ecossistemas e qualidade de vida”, afirma.
A convivência com a caatinga, estratégias para a conservação dos biomas, o combate à desertificação, o processo de licença ambiental nos projetos de reforma agrária e o racionamento de água também estão sendo discutidos no evento. Também fazem parte do fórum grupos de trabalho que apresentarão os diagnósticos dos municípios do Alto Sertão e reunião técnica das Salas Verdes. A equipe da Rede QualiVida levou minutos de relaxamento e atividades de integração, além de informações sobre qualidade de vida no trabalho.
Professores e coordenadores de meio ambiente dos municípios de Gararu, Monte Alegre, Canindé do São Francisco, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo e Porto da Folha, além de parceiros como o Incra, a Chesf, a UFS, o Instituto Xingó, Organizações Não-Governamentais e movimentos organizados, participam do evento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]