Educação participa da 9ª Mostra Pluriartística Novembro Negro 2013
Com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), aconteceu na ultima quarta-feira, 13, no auditório do SESC/Siqueira Campos, a 9ª Mostra Pluriartística Novembro Negro 2013. Com o tema educação, cultura, arte e os dez anos da Lei Federal 10.639/03, a programação teve início no dia 5 de novembro e prossegue até dia 20 de dezembro.
Durante a abertura oficial, aconteceu a apresentação cultural do grupo Canto aos Orixás, com Tonico de Ogum, e lançamento do Livro Baobá, Árvore da Vida, do Encanto e da Poesia, de Carlos Augusto Santos. Além disso, na biblioteca pública estadual Epifânio Dória, foi realizado o VII Seminário de Educação, Cultura, Arte e os dez anos da Lei Federal 10.639/03, e o XVI Encontro Estadual do Proler, cuja temática abordou a cultura afro-brasileira.
O evento é uma realização do Coletivo de Artistas Afrodescendentes, com o apoio do Governo de Sergipe, através das Secretarias de Estado da Educação e da Cultura, Serviço Social do Comércio (SESC/SE), Sociedade Amiga da Biblioteca Epifânio Dória (SABED) e tem apoio cultural da Fundação Aperipê, Cinema Vitória e Correios.
A programação segue recheada de minicursos, palestras e oficinas. A Mostra Novembro Negro se debruça sobre as mais variadas artes, como fotografia, cinema, cultura, dança, teatro, música, literatura, desenhos e sarau poético. “Entender a história afro-brasileira é de suma importância para a cultura, para as relações sociais”, disse o coordenador do Novembro Negro, Wolney Nascimento.
Entre outras coisas, a 9ª Mostra Pluriartística Novembro Negro 2013 comemora os dez anos da Lei Federal 10.639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira.
Confira a programação completa no endereço eletrônico: www.sesc-se.com.br/novembronegro/programacao