Educação oferecerá capacitação para equipes gestoras
Objetivando qualificar as equipes gestoras dos órgãos centrais da Secretaria de Estado da Educação (SEED), fornecendo-lhes instrumentos necessários ao desenvolvimento de suas atividades gerenciais, o Departamento de Recursos Humanos (DRH) vai realizar o Primeiro Ciclo de Capacitação Integrada para Gestores da SEED. O curso ocorrerá no período de 13 a 31 de julho, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nas instalações do Centro de Qualificação de Pessoal Profº Antônio Garcia Filho, situado à Rua, Dom José Tomaz, 715, Bairro São José.
A qualificação totalizará 40 horas de estudos, sendo organizada em seis módulos. O 1º Módulo será destinado para diretores, assessores técnicos e gerentes dos projetos de cada departamento da SEED. A ministrante será a educadora Anacy Amorim, que abordará temas sobre Relações Interpessoais e seus desdobramentos, como articulação e convivência democrática dos servidores, espaços de participação coletiva, relações e estratégias de integração.
De acordo com Jorge Costa Cruz Júnior, "são múltiplos, complexos e plurais os desafios enfrentados cotidianamente pelos gestores educacionais, exigindo permanente processo de atualização das diversas competências dos profissionais que integram os sistemas de ensino".
O 2º Módulo enfocará sobre Legislação de Ensino, com a instrutora Eliane Passos do Departamento de Inspeção Escolar (DIES). O 3º Módulo debaterá sobre Gerenciamento dos Recursos Financeiros e Patrimoniais, com a instrutora Maria José Pimentel do Departamento Administrativo Financeiro (DAF).
O 4º Módulo enfatizará os Projetos e Programas Educacionais Desenvolvidas pela SEED. No 5º Módulo serão apresentadas questões sobre Gestão dos Servidores da SEED e o 6º Módulo versará sobre Processos Administrativos, ambos ministrados pelo instrutor Jânio de Carvalho Batista do DRH.
Interiorização
Posteriormente essa mesma qualificação será voltada para os gestores das unidades escolares do interior. O diretor do DRH Jorge Cruz afirmou que a crescente necessidade de investimento em capacitação para os gestores escolares, "aponta para a importância de inserir a dimensão política nesses ambientes, no sentido de articular e mobilizar os componentes das comunidades escolares para realização de atividades culturais, pedagógicas e políticas em um só raio de ação".
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]