Educação inicia capacitação do programa Se Liga’
A Secretaria de Estado da Educação (SEED), em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), iniciou nesta terça-feira, 22, a segunda etapa do Ciclo de Capacitações 2008 do programa de correção de fluxo ‘Se Liga Sergipe’. Cerca de 400 supervisores, coordenadores e professores estão participando das atividades, que acontecem no Real Praia Hotel e no Hotel Parque das Águas. A abertura oficial do curso aconteceu na última segunda-feira, 21, no Delmar Hotel, com a presença da secretária-adjunta da Educação, Hortência Maria Pereira.
Segundo a coordenadora estadual dos programas ‘Se Liga’ e ‘Acelera’, Maria Adélia Cruz, a meta é alcançar 100% de alfabetização e de aceleração dos estudos na rede pública. "Estamos trabalhando para atingir essa meta. A melhoria da qualidade do ensino é uma decisão governamental que passa pelo fortalecimento de programas como esses", destacou Adélia. Para isso serão atendidos 11 mil crianças e jovens com distorção idade/série matriculadas de 1ª a 4ª série do ensino fundamental.
A representante do Instituto Ayrton Senna, Nelma Lopes, considerou que Sergipe tem se destacado na execução dos programas. "Recebemos um grande apoio do Governo de Sergipe, através da Secretaria da Educação, para ampliação dessas ações. Nossa expectativa agora é alcançar a meta e garantir uma educação com qualidade", ressaltou Nelma. "Para este ano temos uma equipe estadual mais qualificada e empenhada", completou.
"Estou muito feliz em participar de uma capacitação que tem como finalidade beneficiar o aluno", disse a professora Rosa Nunes, da Escola Estadual Fausto Cardoso, em Simão Dias. "O curso é muito importante para o trabalho em sala de aula. Durante o treinamento, estarei aprendendo muitas coisas e espero passar isso aos estudantes", salientou.
Se Liga e Acelera
Ao fim do Ciclo de Capacitações serão treinados mais de 700 professores, supervisores e coordenadores, cujo objetivo é atender cerca de 11 mil crianças jovens da rede pública estadual e municipal com distorção entre idade. Os programas ‘Se Liga’ e ‘Acelera’ beneficiam alunos com idade avançada em relação às suas séries atuais. O ‘Se Liga’ é voltado para os não-alfabetizados, enquanto o ‘Acelera’ auxilia os repetentes de forma que eles consigam acompanhar as turmas equivalentes às suas respectivas idades.
"O Governo de Sergipe, por meio de uma aliança técnica com o Instituto Ayrton Senna, detentor de uma tecnologia diferenciada, reconhecida nacional e internacionalmente, visa garantir uma educação de qualidade para todos e à continuidade de estudos para as crianças e jovens", registrou Adélia Cruz. "Tal iniciativa encontra amparo legal na Constituição Federal, na legislação educacional brasileira, especialmente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no Estatuto da Criança e do Adolescente e nos Pactos Internacionais, a exemplo da Declaração de Salamanca", informou a coordenadora estadual dos programas.
Dos 75 municípios sergipanos, 42 aderiram aos programas em 2008. "Todos esses são parceiros do Governo na perspectiva de melhorar a qualidade da educação, através da correção de fluxo escolar de seus alunos. Consideramos esta uma das condições para a elevação da auto-estima dos sujeitos em formação e melhoria de sua condição de vida", concluiu Adélia Cruz.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Educação inicia capacitação do programa Se Liga’ – Foto: Juarez Silveira/SEED