Educação especial é discutida em reunião com a primeira-dama
O Gabinete da Primeira-Dama Eliane Aquino promoveu nesta terça-feira, 16, uma reunião para discutir com a pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Windyz Ferreira, sobre as políticas estaduais de educação especial. O objetivo principal da reunião foi fazer uma análise dos dados e das políticas que já estão sendo executadas em nível estadual.
Para a primeira-dama Eliane Aquino, é importante ter a opinião de uma especialista acerca do assunto. “É importante trazer a professora Windyz porque é uma referência e uma pessoa que já esta trabalhando há 30 anos com política de ensino especial. O intuito de trazê-la a Sergipe foi para nos ajudar a executar e organizar essa política estadual, para que depois a gente possa mostrar para a sociedade que Sergipe tem uma política, que está começando, mas que existe”, afirmou Eliane.
O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes, pontuou a necessidade de ter uma especialista para auxiliar nas análises das políticas já existentes. “A professora Windyz é uma especialista em educação especial, portanto, uma pessoa da academia, uma pesquisadora que tem uma visão muito ampla do que é educação especial. Nós a convidamos para uma discussão sobre uma política de ensino especial que estamos implantando no nosso estado. Estamos mostrando todos os dados e convidando-a para que ela realize uma pesquisa e depois uma avaliação de todo esse processo”, disse.
Professor Fernandes salientou também a necessidade da divulgação das ações que já estão sendo feitas no estado. “Num primeiro momento nós verificamos que estamos no caminho certo, mas é preciso dar mais visibilidade às ações que estão sendo feitas. Essa visibilidade é necessária até para que nós possamos incentivar outras pessoas, outras instituições, os municípios mais afastados para que possam seguir essa mesma política e que possam dar uma atenção melhor aos alunos com necessidades especiais”, concluiu Fernandes.
A professora, especialista e pesquisadora em educação especial, Windyz Ferreira, ficou surpresa com o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação. “Como pesquisadora tenho que dizer que vi dados maravilhosos. A equipe teve um trabalho que é difícil de ser realizado, mas que é extremamente importante para se conhecer o panorama a respeito da pessoa com deficiência no estado. Outra coisa maravilhosa foi o trabalho de comparação com os dados estaduais com os nacionais e essa comparação é valiosíssima”, afirmou.
A pesquisadora também salientou a motivação de pensar políticas para o ensino especial da equipe envolvida. “O mais importante aqui é ver uma equipe de estado se reunindo especificamente para se discutir a questão da deficiência. Isso é uma raridade, e isso é o que todos os estados deveriam fazer. Então, a minha contribuição é periférica porque sou uma especialista na área. Venho somente para orientar a equipe do Governo com elementos que possam ajudá-los a desenvolver a política do estado”, finalizou.
Estiveram presentes à reunião, representantes do estado e do município: Niraildes Machado, da Secretaria Municipal de Educação; Maria Aparecida, responsável pela Divisão de Ensino Especial; Jane Mare Santos, representante da Secretaria de Estado da Saúde.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Educação especial é discutida em reunião com a primeiradama – Primeiradama do Estado
- Eliane Aquino / Fotos: Marcos Rodrigues/ASN