[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) assinaram, na manhã desta quinta-feira, 19, o Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de executar ações voltadas para a educação básica no estado de Sergipe. A assinatura ocorreu no gabinete do secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, com a presença do presidente em exercício da Fundação, Marcelo da Costa Mendonça, e da equipe técnica do projeto.

Para o secretário Belivaldo Chagas, o acordo representará uma ajuda que ele classificou como muito bem-vinda. “Estamos nos associando a uma instituição que atua com pesquisa, que irá melhorar as condições de trabalho e a qualidade do ensino de Sergipe. Tenho certeza de que a somação de esforços é extremamente positiva e importante para nossa secretaria”, afirmou.

A proposta do acordo é buscar indicadores, mapear problemas e propor soluções. Esta parceria visa à implementação de ações conjuntas que assegurem a realização de estudos e pesquisas aplicadas ao ensino e à aprendizagem de leitura e escrita estabelecidas nos currículos escolares. As ações terão como foco também a formação continuada dos professores e as tecnologias aplicadas ao ensino.

“A Seed tem muito a contribuir com novas propostas, bolsas e iniciações científicas. Estamos nos associando à Secretaria, que pode render os melhores frutos, pois é ela quem reúne os professores e alunos da rede pública. E é esse o público que nós temos o maior interesse de atingir. Queremos que esse seja apenas o primeiro de muitos outros projetos”, afirmou o presidente em exercício da Fapitec, Marcelo Mendonça.

Com a Seed, agora são cinco Secretarias de Estado com a parceria. “Já temos convênio com a Secult (Cultura), Sedetec (Desenvolvimento Econômico), SSP (Segurança Pública) e Seplag (Planejamento). Ao todo já são 26 projetos em andamento. Cada secretaria pode implementar até cinco projetos, mas caso uma delas não apresente demanda de projetos, esta poderá ser transferida para outra pasta, como já acontece com a SSP, por exemplo, que possui sete projetos conosco. Acredito que a Seed, por apresentar também nosso público-alvo, terá muitos projetos pela frente”, aposta Marcelo.

Núcleo

Na ocasião da assinatura do termo, também foi instituído o Núcleo de Análises e Pesquisas em Políticas Públicas em Educação Básica (Napeb), o qual terá a função de coordenar as ações previstas no termo, com o auxílio dos técnicos da Seed, a fim de viabilizar a elaboração de estudos, análises e projetos de pesquisa, com foco na educação básica.

Com essa parceria, as diversas instituições de pesquisa científica de Sergipe poderão oferecer aos gestores da Seed o exercício da produção do conhecimento e do tratamento objetivo das informações necessárias à reflexão, qualificando a leitura e o debate e, desta forma, executando propostas de intervenção para melhorar a qualidade da educação básica no Estado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.