Educação discute funcionamento de cursos profissionalizantes no alto sertão
O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, e assessores estiveram em Poço Redondo, no alto sertão sergipano, para discutir a estruturação física e pedagógica do Centro Estadual de Educação Profissional Dom José Brandão de Castro, com educadores, lideranças políticas e representantes de movimentos sociais. A instituição vai ofertar em tempo integral, a partir do próximo mês de julho, os cursos técnicos de Agroindústria e Agropecuária para 120 jovens e adolescentes, selecionados anteriormente. No local, a Secretaria da Educação, em parceria com a Escola Técnica Federal de Sergipe, já oferece, através de módulos, os cursos de Zootecnia e Agropecuária para outro grupo de alunos. A reunião foi realizada na última sexta-feira, 23.
Durante a reunião, que aconteceu no auditório do Dom José Brandão de Castro, foram debatidos pontos essenciais para que o colégio passe a receber os alunos em tempo integral. O termo de cessão do prédio, firmado entre a Secretaria de Estado da Educação (SEED) e a prefeitura local, a instalação de um espaço e a aquisição de equipamentos para um refeitório, aparelhamento da cozinha, reestruturação das redes elétrica e hidráulica, aquisição de ônibus escolar e contratação de professores e funcionários foram os assuntos mais levados em consideração.
Com as necessidades colocadas, os parceiros, representantes dos governos do Estado e municipal e da Escola Agrotécnica, com o apoio dos movimentos sociais, puderam conhecer suas reais atribuições e discutir as formas de resolvê-las.
Ação
O professor José Fernandes de Lima anunciou que na próxima semana a equipe de manutenção da Secretaria da Educação vai ao município para iniciar obras e serviços no Dom José Brandão de Castro. Também, segundo o secretário, equipamentos para o aparelhamento da cozinha estarão sendo encaminhados no mesmo período. A SEED também já viabilizou as portarias de nomeação dos professores.
"Estamos atendendo a uma determinação do governador Marcelo Déda, que é a de melhorar a educação no Estado de Sergipe. Precisamos fazer as mudanças", disse o professor Lima. Ele informou que durante este ano nove escolas de ensino fundamental foram transformadas em ensino médio, beneficiando 1.377 alunos. "Evitamos que estes alunos passassem duas horas na estrada até a chegar à escola", completou.
O secretário disse ainda que dentro dessa política de valorização do homem do campo, a secretaria da Educação está criando o Núcleo de Educação do Campo. "Esse serviço irá intermediar com os legítimos representantes do homem do campo as necessidades e as reivindicações de cada localidade".
Reconhecimento
Para o articulador do Colegiado do Território do Alto Sertão Sergipano, Gismário Nobre, as ações que estão sendo realizadas mostram a boa vontade do Governo do Estado para com o fortalecimento da educação profissional e do homem do campo. "É um momento feliz e podemos ver que com esse governo a escola começa a chegar ao aluno e não o aluno até a escola’, ressaltou Gismário.
A prefeita de Poço Redondo, Iziane Alcântara, disse ter sido muito proveitosa à mobilização para promover as boas condições de funcionamento do Centro de Educação Profissional. "É com todo mundo participando que a gente cresce", disse a prefeita.
Na oportunidade, a coordenadora de Educação do Movimento Sem Terra da região, Acácia Daniel Feitoza, agradeceu ao secretário da Educação pelo empenho e por prestigiar a população do alto sertão.
Novas reuniões
Na próxima semana, mais dois encontros serão realizados para discutir as questões referentes ao Centro Estadual de Educação Profissional de Poço Redondo. A primeira deve acontecer na sede da SEED, em Aracaju. A segunda, que acontecerá no Dom José Brandão de Castro, contará com a presença de estudantes, além de educadores e representantes dos movimentos sociais.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]