[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Merenda que segue um cardápio balanceado e rico nutricionalmente; professores qualificados e que participam de constantes capacitações; prédios com boa infra-estrutura para atender as necessidades dos estudantes. Estas são algumas das características da educação fornecida aos 35.805 alunos atendidos pela Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed). Não estão inclusos neste quantitativo os quase três mil jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que estão completando o Ensino Fundamental através do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), realizado em parceria com o Governo Federal, que também recebem merenda no mesmo padrão nutricional.

Estes alunos estão distribuídos nas 77 unidades de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e no Centro de Apoio Pedagógico ao Portador de Deficiência Visual (CAP), conforme dados do Censo Escolar 2006. A Prefeitura de Aracaju é a única do país a manter um CAP, pois em outros locais este serviço é prestado pelo governo estadual.

Em 2006 houve um aumento do número de crianças com idade entre zero e três anos, atendidas nas 18 unidades de creche da rede municipal. Em um ano este número saltou de 740 para 811. Este crescimento foi possível por conta da criação de novas salas, completamente adaptadas para o atendimento deste público, e principalmente, pela qualidade do serviço prestado.

Anualmente, cada aluno em idade de creche recebe um investimento de, aproximadamente, R$ 3 mil, valor que é utilizado na compra de alimentação adequada, fraldas, pomadas, xampus e sabonetes próprios para a idade.

A Secretaria Municipal da Educação já iniciou a construção de três novas unidades escolas que vão entrar em funcionamento ainda este ano. Duas serão somente de Educação Infantil: uma no Bairro Coroa do Meio e outra no Coqueiral Sagrada Família, áreas da periferia aracajuana com grande densidade populacional e demanda educacional. A terceira unidade está sendo erguida no Bairro Santa Maria, que contará com salas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A prova cabal do investimento que vem sendo feito nos últimos anos na qualidade da educação são os índices de produtividade da rede municipal da Educação. Em 2000, o índice de evasão escolar era de 24,47% que em 2005 caiu para 17,36%. O que também foi reduzido foi o índice de reprovação, que no mesmo período saiu de 21,48% para 18,91%. Em contrapartida, o percentual de aprovação subiu de 54,05% para 63,73%.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.