[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio da Coordenadoria de Educação Moral e Cívica (Comoci), realizou a certificação dos participantes do Curso de Atualização sobre os Símbolos Nacionais e Sergipanos e Cerimonial Protocolar. Durante a solenidade, que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 9, no hall da Biblioteca Pública Epifânio Dória, eles receberam o certificado de conclusão e a Cartilha "Forma e Apresentação dos Símbolos Nacionais e Sergipanos".

A solenidade de certificação contou com a palestra da professora Lígia Pina, que falou sobre o dia 8 de julho, data em que se comemora a Emancipação Política de Sergipe. O evento foi abrilhantado com a apresentação do Coral da Secretaria de Educação.

Presente ao ato solene, o secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, disse que a educação é um espaço que pode contribuir para o crescimento do ser humano e para a diminuição da violência. "Para isso, é necessário que tenhamos consciência de qual Educação queremos. Temos que ter em mente a necessidade de trabalhar a educação de forma integral e inclusiva".

Para o professor Lima é fundamental que as pessoas tenham acesso a escola, porém, não é só isso. "É importante que elas tenham sucesso e a unidade de ensino também. Queremos promover uma educação que seja capaz de unir as pessoas. Que consiga trabalhar a convivência entre o ser humano, sem competição, de forma que o estudante possa se reconhecer enquanto ser humano, sabendo se relacionar não só com os outros, mas, com a natureza", disse o secretário.

Professor Lima acrescentou que para alcançar tal objetivo, a Secretaria de Educação está tentando organizar o sistema educacional e promovendo contatos constantes com todos que fazem parte do processo de educação. "Temos que afinar nosso discurso e as nossas ações em busca da qualidade do ensino com foco no aluno".

O curso, que aconteceu em abril, teve como objetivo estimular o orgulho pelo patriotismo, incentivando a prática do civismo nas unidades de ensino da rede pública estadual, cumprindo as determinações pertinentes às Leis Cívicas. Participaram diretores, coordenadores, técnicos de educação, professores e instrutores de bandas marciais. Ao todo foram 200 participantes.

Depoimentos

A pedagoga Maria da Graça reconheceu a importância do curso. "Isso desperta cada vez mais o nosso civismo. Com a retirada da disciplina Moral e Cívica essa questão ficou dispersa". Opinião compartilhada pela professora e pedagoga, Ângela Maria Souza. "É importante nos aprofundarmos mais na significação dos símbolos".

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.