[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em julho de 2011, o Projeto de Intercâmbio e Difusão Cultural já produz resultados concretos no que diz respeito ao seu principal objetivo: propagar a cultura sergipana para além das fronteiras do estado, através de apoio financeiro para que artistas, produtores e pesquisadores da área possam participar de eventos culturais em outras regiões do Brasil e do mundo.

O projeto também pode ser considerado um marco na relação entre agentes culturais e poder público em Sergipe. Se antes o apoio financeiro para viagens pleiteado por artistas e produtores era liberado de acordo com critérios aleatórios, a partir do Projeto de Intercâmbio e Difusão Cultural ele é concedido via edital de seleção pública, dando maior credibilidade e transparência ao processo.

Foi assim que o ator Toni Edson pôde realizar um sonho: participar do Festival Mindelact, em Cabo Verde, no mês de setembro. “Era um evento que eu sempre quis participar e o edital de Intercâmbio e Difusão Cultural foi de extrema importância para que eu atingisse esse meu objetivo, uma vez que as passagens para Cabo Verde eram caras e seria inviável para alguém como eu, que vive de arte, arcar com essa despesa”, declarou.

De acordo com Toni, a organização ficou muito feliz com a participação dele no evento, uma vez que seu espetáculo é baseado em lendas do folclore sergipano, que possui elementos diretamente ligados à cultura africana. “Tivemos casa cheia no espetáculo e ainda ministramos uma oficina na periferia de Cabo Verde, que foi uma experiência maravilhosa. Mas o mais gratificante nessa história era ver nos cartazes e ouvir na narração do locutor que apresentava o festival que eu estava ali representando o meu Estado de Sergipe”, contou.

Outro contemplado no edital de Intercâmbio e Difusão Cultural foi o grupo Best Mode, da cidade de Lagarto, que participou do Festival de Free Step (manifestação cultural que se assemelha à dança de rua) em Cabo do Santo Agostinho (PE). “A apresentação em Cabo de Santo Agostinho foi muito importante, pois nos deu uma experiência a mais, além de termos contato com outros grupos de todo o país”, disse o coordenador do grupo, Aloísio Andrade.

Além da experiência e do contato com diversos grupos do país, os integrantes do grupo Best Mode voltaram para Lagarto com uma honrosa terceira colocação na categoria individual da competição, conquistada através do desempenho do dançarino Wanderley Prata. “Sem o apoio do Governo de Sergipe, através da Secretaria da Cultura, não escreveríamos esse capítulo especial na nossa história”, comentou Aloísio.

Satisfação da Secult

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, acredita que esses exemplos mostram que a Secult acertou ao formular o Projeto de Intercâmbio e Difusão Cultural. “O ator Toni Edson e o grupo Best Mode representam os primeiros frutos que a cultura sergipana está colhendo com esse projeto. Para nós da Secult, é uma satisfação muito grande saber que estamos participando dessas conquistas”, conta Eloísa.

As seleções do Projeto de Intercâmbio e Difusão Cultural são feitas mensalmente, respeitando os prazos estabelecidos no edital. Uma comissão julgadora avalia as inscrições e decide quais estão aptas a receber o apoio financeiro da Secult. No último dia 16, foi divulgado o resultado da terceira seleção, que contemplou a Companhia ‘O Mínimo de Teatro’, o grupo ‘Trupicando – Contadores de Histórias’ e a banda The Baggios. Até o dia 31 de outubro, a Secult recebe inscrições para viagens programadas para o mês de dezembro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.