É grande a expectativa para a Semana de Dança
A Secretaria do Estado da Cultura (Secult) apóia mais uma vez a realização da Semana Sergipana de Dança, que acontece de 15 a 20 de maio, no Teatro Atheneu. O evento chega à sua sexta edição contribuindo para movimentar a cena da dança no estado e servindo como vitrine para a produção atual de grupos, companhias e artistas independentes de dança do estado de Sergipe.
Para a dançarina Hayffa, é difícil esconder a emoção de participar pela primeira vez do maior evento de dança do estado. “Estou muito feliz de fazer parte da programação. Além disso, a ansiedade é grande, até porque essa será a primeira vez que eu vou me apresentar em um palco de teatro aqui em Sergipe”, afirma a dançarina que reside em Aracaju há apenas quatro meses.
Hayffa afirma que está encantada com o carinho que os profissionais da dança são tratados no estado. “Estou maravilhada com esse evento e em pouco tempo morando aqui já deu para perceber que a dança é super valorizada”, destaca. A dançarina irá apresentar um espetáculo de dança do ventre com uma mistura do balé e jazz. A apresentação acontece na noite da quinta-feira, dia 17.
Mesmo para aqueles que já participaram do evento, como é o caso da Yaônilé Cia de Dança Afro e Negra, a expectativa também é grande. Danilo Aguiar, diretor do grupo, conta que todos estão muito felizes, principalmente por se apresentarem no palco do consagrado Teatro Atheneu. Esta é a segunda vez que o grupo participa da Semana Sergipana de Dança.
“Iremos apresentar o espetáculo ‘Saudação às Águas, uma montagem que conta um pouco da religiosidade e da fé do povo africano com o foco nas águas, que foi o meio através do qual os africanos chegaram às nossas terras. Vamos levar para o palco 16 dançarinos representando as principais divindades das águas”, explica Danilo.
O grupo de dança afro e negra tem apenas três anos de estrada, mas já tem alcançado visibilidade fora do estado. Em dezembro de 2011, o Yaônilé apresentou esse mesmo espetáculo no Festival das Algas, realizado na praia de Flecheiras, em Trairi, no estado do Ceará. A viagem só foi possível graças ao Edital Intercâmbio e Difusão Cultural, promovido pela Secult. “Para quem ainda não viu o espetáculo aqui no estado, fica, então, o convite para comparecer ao Teatro Atheneu na noite do dia 16, quarta-feira”, reforça o diretor da companhia.
Mistura contagiante
Uma das características da Semana de Dança é a diversidade de estilos que o público tem a possibilidade de conferir durante o evento, e a dança popular não poderia ficar de fora dessa mistura de gêneros. Para abrilhantar a abertura do evento, a quadrilha junina Xodó da Vila fará uma apresentação para saudar o público. A Xodó foi a grande vencedora do concurso de quadrilhas do Arraial Arranca Unha, realizado anualmente no Centro de Criatividade, e não poderia ficar de fora dessa grande celebração da Dança no Estado.
Para o diretor-presidente da quadrilha, Etelvan dos Santos, é uma honra muito grande poder participar desse evento. “Nós estamos muito honrados em poder participar dos eventos da secretaria. Estamos muito felizes pois a Secult tem se empenhado na valorização das quadrilhas do nosso estado. Só temos a agradecer”, destaca.
A Xodó da Vila, que já vem ensaiando desde outubro do ano passado, irá homenagear o forrozeiro Jackson do Pandeiro em seu tema deste ano. “Iremos fazer essa grande homenagem a Jackson e todo o repertório da quadrilha será com composições dele”, afirma. O tema escolhido foi ‘De Jackson ao Pandeiro. Rei do ritmo, mas Forrozeiro’.
Evento
A Semana Sergipana de Dança é resultado de uma construção conjunta da Secretaria de Estado da Cultura com o Fórum Unificado de Circo, Dança e Teatro, o Sated/SE e o Conselho Brasileiro de Dança (CBDD). A programação tem o caráter de mostra coreográfica, sem competição, e dividi-se em: Mostra Principal de Espetáculos, Maratona de Dança e Mostra Infantil. As apresentações ocorrerão no Teatro Atheneu e a entrada é gratuita.
Confira a programação:
15/05/2012 – Terça
18h30 – Xodó Da Vila
19h00 – Abertura Oficial
20h00 – Coletivo Arco-Reflexo – Espetáculo Corpo De Lá Nem O Outro Nem O Mesmo (15 A 25 Min)
20h20 – Irmão De Rua – Street Dance / Pirambu-Se (5 A 10 Min)
20h30 – Espaço Liso Cia De Dança – Espetáculo Dolorir (30 A 45 Min)
16/05/2012 – Quarta
18h30 – Dança Popular: Balé Folclorico De Laranjeiras
19h00 – Yaônilé Cia De Dança Afro E Negra – Espetáculo Saudação Às Águas (15 A 25 Min)
19h20 – Isa Barreto – Espetáculo “Invólucro” (5 A 10 Min)
19h30 – Nelson Santos Cia De Dança – “Folcloreando” (30 A 45 Min)
17/05/2012 – Quinta
18h30 – Dança Popular: Mestre Rindu De São Cristóvão – Grupo Caceteiras
19h00 – Juventu’s Cia De Dança – Espetáculo Muros (15 A 25 Min)
19h20 – Hayffa – “Solo De Derbak Moderno” (5 A 10 Min)
19h30 – Cubos Cia De Dança – Espetáculo Brincando (30 A 45 Min)
18/05/2012 – Sexta
18h30 – Dança Popular: Samba De Coco Da Barra Dos Coqueiros
19h00 – Carpediem Cia De Dança – Espetáculo Drama Queen (15 A 25 Min)
19h20 – Tathiany Rezende De Moura – “Solo De Dança Árabe” (5 A 10 Min)
19h30 – Cia Dançart De Sergipe – Espetáculo “Imagens” (30 A 45 Min)
19/05/2012 – Sábado
18h30 – Dança Popular: Batucada Buscapé
19h00 – Essência Grupo De Dança – Espetáculo D’um (15 A 25 Min)
19h20 – Michelli Pereira – “Solo Sarapokán” (5 A 10 Min)
19h30 – Cia Contempodança – Espetáculo “Canal Aberto” (30 A 45 Min)
20/05/2012 – Domingo
15h – Mostra Infantil
19h – Maratona De Dança
- grande a expectativa para a Semana de Dança – Fotos: Fabiana Costa/Secult