[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Diretoria Regional de Educação 3 (DRE’3), sediada em Itabaiana, promoveu nesta terça-feira, 6, a primeira edição do Prêmio Merenda Escolar Destaque. O evento teve início com uma recepção e uma mensagem a todas as 52 escolas que fazem parte da diretoria regional. Todos assistiram atentos a uma apresentação sobre hábitos saudáveis no espaço educativo e as alternativas de preparo dos alimentos.

O momento mais esperado foi a entrega da premiação a seis escolas escolhidas como destaque e o sorteio dos brindes às merendeiras presentes. A escola que ficou em primeiro lugar foi a Maria José de Oliveira. O prêmio foi entregue às merendeiras Maria Josilene de Jesus Oliveira e Tâmara Jaqueline dos Santos, e à diretora Jeane.
 O projeto da premiação teve como principal objetivo sensibilizar as gestões escolares para as necessidades de tratamento especial com a merenda escolar e promover ações voltadas ao cuidado e melhor aproveitamento da merenda.

 Luis Carlos de Souza Santos, idealizador do prêmio e coordenador da merenda escolar da DRE3, contou que, ao anunciar a realização do evento, algumas escolas de pequeno porte disseram que não teriam condição de competir com as escolas grandes.  “Queríamos deixar claro que os critérios em questão não estavam relacionados ao tamanho da escola, mas sim com o seu comprometimento”, esclareceu.

Os critérios adotados para pontuar foram: as guias de remessas assinadas e organizadas por programas, o acondicionamento, a validade dos gêneros, a organização dos alimentos no estoque, a higienização da cantina, o controle mensal de gêneros alimentícios e as fichas de prateleiras atualizadas.

 Luis Carlos ressaltou que a ideia foi motivar as escolas a oferecer o seu melhor.  “Não pretendemos criar disputas ou conflitos entre as unidades e gestores, muito menos escolher a melhor ou a pior escola. Estamos apenas destacando as escolas que sobressaíram na qualidade da merenda escolar”.

 Para a diretora da DRE 3, professora Rose Mary das Chagas Machado, o  prêmio estimulou o amor à profissão das merendeiras. “Sabemos que o acolhimento e a merenda escolar são momentos mais importantes dos alunos nas escolas. E nossas merendeiras têm essa consciência e estão desempenhando seu papel com amor e dedicação”, revelou.

Referência

Edneia Elizabeth Cardoso Sobral, diretora do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seed), enalteceu a atuação da regional. “Itabaiana sempre se destaca positivamente. Com esta iniciativa, o município abre as portas para um novo momento da merenda escolar que é a autoestima e a dedicação de cada um que faz esta atividade diariamente. É muito bom ver que cada uma das merendeiras exerce suas atividades com tanto carinho, e, agora, com este prêmio, se sentem ainda mais motivadas a fazer mais e melhor. Nós trabalhamos para que as boas práticas continuem acontecendo e vamos fazer o possível para levar o projeto para outras regionais”, acentuou.

O representante do Conselho Estadual da Alimentação Escolar, Carlos Sales, esteve presente e parabenizou a todos pelo zelo e pela qualidade do trabalho desenvolvido. “É motivo de orgulho ter uma referencia como esta para nossa alimentação escolar estadual”, destacou.

Receitas Alternativas

 Shirley Santos Costa, merendeira do Colégio Estadual César Leite, desenvolveu algumas receitas alternativas para serem adotadas como sugestão pelas outras escolas. “Às vezes, os alunos querem uma coisa diferente para se alimentar e nós criamos algumas novidades que estão fazendo o maior sucesso. Tem o sorvete de suco, o salpicão, a farofa nutritiva com carne, verduras e legumes, tem também o escondidinho de inhame com carne moída, o cuscuz recheado e o pudim de leite em pó”, exemplificou, ao mostrar como é feita a receita e o modo de preparo de cada um.

 A merendeira Maria Rosilene Andrade dos Santos foi uma das premiadas e se disse surpresa com a homenagem. “Eu faço com muito amor. Eu posso dizer que cozinho para aqueles meninos com o mesmo amor que eu cozinho para os meus filhos. Ser merendeira é simplesmente maravilhoso e tenho certeza que agora todas as 52 escolas vão fazer o melhor para serem referencia e fazerem a diferença também”, acredita.

Classificação das escolas

1° Escola Estadual Maria José de Oliveira
2° Escola estadual Josefa da Soledade Nascimento
3° Escola estadual Rotary Dr. Carlos Melo
4° Escola estadual Maria do Carmo
5° Escola Estadual Eliezer Porto
6° Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho Lima

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.