[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, a temática da escravidão e os efeitos do sistema escravista brasileiro sobre a população afro-descendente são ressaltados em atividades e discussões em todo o país. Com esse sentido, a Galeria de Artes Álvaro Santos realiza hoje, às 20h, a exibição do documentário Aspectos da Escravidão em Sergipe, Século XIX. A iniciativa faz parte dos eventos que a Prefeitura de Aracaju vem realizando em alusão a essa importante data do calendário nacional.

Idealizado pelo professor-doutor Francisco José Alves, do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o documentário registra, em 30 minutos, notícias de jornais sergipanos que demonstravam a existência da escravidão no Estado. Anúncios de compra, venda, aluguel, fuga e revoltas de escravos africanos e afro-descendentes eram retratados nos periódicos da época.

Aspectos da Escravidão em Sergipe, Século XIX, é resultado de uma exposição que Francisco José Alves reproduziu em DVD. Segundo o professor, o trabalho é uma espécie de matéria prima historiográfica que tem o propósito de despertar, especialmente no público estudantil, o interesse pela pesquisa.

Logo após a exibição do documentário o público poderá participar de um debate com o realizador, Francisco José Alves, com o professor de Economia da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho, o professor Amâncio Cardoso, e a estudante Sandra Maria Costa Cisneiro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.