Doação de sangue recebe incentivo em campanha realizada por estudantes de enfermagem
Através de gestos simples a importância da doação de sangue vem ganhando força. Na última sexta-feira, 3, um grupo de estudantes do curso de enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit) compareceu ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para mobilizar os doadores presentes no hemocentro sobre o ato da doação.
A campanha, que faz parte de uma atividade da disciplina de Anatomia lecionada pela fisioterapeuta Paula Nunes, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a doação. Na ocasião, os estudantes conversaram com doadores que aguardavam atendimento no setor de coleta e visitaram o ambulatório e usuários assistidos no serviço de transfusão.
De acordo com Roberto Gurgel, diretor geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), que gerencia o Hemose, a iniciativa deve ser seguida por outras universidades. “A realização de atividades fora da sala de aula é uma forma dos futuros profissionais conhecerem a cadeia de serviços da saúde. E o sangue é imprescindível quando se trata da manutenção da vida”, destacou.
Após o ‘hemotur’ pelas áreas técnicas do hemocentro, as estudantes efetuaram o cadastro para a doação de sangue. Satisfeita por fazer a primeira doação, a estudante de enfermagem Jéssica Ferreira, 19 anos, contou que a atividade também foi uma oportunidade para conhecer o hemocentro. “Eu já sabia da importância da doação, mas somente aqui no Hemose conversando com os usuários pude verificar a real necessidade do sangue”, ressaltou.
Já a colega de curso, Juliana Rocha, além de doar, afirmou que passará a ser doadora voluntária. “Meu pai é doador há muitos anos e eu vou seguir seu exemplo. Acredito que as pessoas precisam despertar para a doação independente de ter ou não um membro da família ou um conhecido precisando de sangue”, frisou.
Critérios
Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, estar bem alimentado, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar mais de 50 Kg. Também é necessário apresentar um documento oficial com foto, válido em todo território nacional.
O Hemose está localizado na Avenida Tancredo Neves, ao lado do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Mais informações podem ser obtidas através dos telefones: 3225-8000 e 3225-8039.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Doação de sangue recebe incentivo em campanha realizada por estudantes de enfermagem – Fotos: Ascom/FSPH