Dirigentes apresentam planos de ação para desenvolvimento do Estado
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, e dirigentes das empresas vinculadas à Sedetec se reuniram para discutir o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Estado de Sergipe. O objetivo foi oportunizar o conhecimento dos projetos de cada órgão, além de sugerir a integração dos grupos em suas ações. Na oportunidade, o secretário adjunto de Planejamento, Guilherme Rebouças, apresentou as ações desenvolvidas pela Secretaria de Planejamento.
Jorge Santana destacou dois programas para o desenvolvimento de Sergipe elaborados pela Sedetec, o Sergipe Competitivo e Sergipe Inovador. O primeiro busca a elaboração de uma nova política de incentivos para elevar a competitividade e prevê, entre outras ações, a elaboração de um leque de oportunidades e a mobilização do capital sergipano, estimulando o investidor local e a organização de arranjos produtivos.
"O Sergipe Inovador tem a tecnologia e a inovação nas empresas como ponto forte, através de suas vinculadas na área, o SergipeTec, a Fapitec e o ITPS, além da atração e fixação de pesquisadores e capitalização do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia, o Funtec", disse o secretário.
Seriedade
Promover a divulgação e aproveitamento das potencialidades de Sergipe para atrair novos empreendedores é uma das missões que a Codise pretende conduzir com muita seriedade. "A Codise pretende ser reconhecida como modelo de Agente, uma empresa competitiva, ágil, com credibilidade, qualidade e ética", destacou o economista da companhia, Alberto Gonçalez. Segundo ele, Sergipe tem uma das melhores propostas de incentivos fiscais do país. "Necessitamos utilizar com efetividade os incentivos governamentais", acrescentou.
De acordo com ele, o pequeno produtor também vai ter uma atenção especial na atual administração. Para isso, o programa pretende investir nas APLs, beneficiando inclusive famílias assentadas do MST e também a integração agroindustrial com produção rural, organizando as cadeias produtivas. Os recursos minerais de Sergipe serão trabalhados intensamente no novo projeto da Codise, que pretende aprofundar e identificar as oportunidades minerais, ampliar o parque mineral e a criação de um serviço de atendimento ao minerador.
Tecnologia de ponta
Para a área de Tecnologia, o Estado conta com o SergipeTec, o ITPS e a Fapitec como grandes agentes inovadores. Com um perfil totalmente renovado, o SergipeTec-Novo foi conceituado por seu presidente, José Teófilo, como um ambiente de geração tecnológica. "Pretendemos ser uma referência como pólo de inovação tecnológica com responsabilidade sócio-ambiental e exerceremos uma administração focada na participação democrática", disse Teófilo.
Representando a Fapitec/SE, o diretor-presidente André Souza disse que a instituição tem a intenção de tirar um pouco das universidades o caráter de exclusividade de pesquisa em Sergipe, dinamizando o programa de bolsas de iniciação científica e dando apoio a publicações na área. José do Patrocínio, que dirige o ITPS, comentou em sua apresentação a importância que o órgão tem para o Estado e sua intenção em desenvolver procedimentos que atendam com qualidade de gestão interna, servindo de piloto para melhoria da gestão pública do país. A instituição, órgão delegado do Inmetro em Sergipe, pretende duplicar a capacidade de atendimento com novos laboratórios.
Agilidade nos processos
A tecnologia chega também na Junta Comercial do Estado de Sergipe, que está fazendo uma reformulação em toda a sua estrutura, para otimizar despesas e maximizar receitas. Os processos de abertura de empresas, que antigamente levavam de três a quatro dias para liberação, hoje é agilizado em apenas duas horas.
Jorge Santana ressaltou que foi possível formar equipes competentes em menos de cinco meses de administração. "Ficaram bem claros o compromisso, a dedicação e o zelo de todos em suas missões. São muitos desafios, mas tenho a convicção de que sairemos vitoriosos e satisfeitos por fazermos parte do processo de um governo que vai ser marcante na história política de Sergipe", afirmou o secretário.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Dirigentes apresentam planos de ação para desenvolvimento do Estado – Foto: Jairo Andrade/Sedetec